Todos os locais
Todos os locais
Agro

Embrapa completa 50 anos e eleva o Brasil a potência agrícola

23 ago 2023 às 08:51
Por: Band
- Foto: Emanuel Cavalcanti/Embrapa-Amapá

No arroz com feijão, no pãozinho do café da manhã e até no churrasco do fim de semana, a Empresa Brasileira de Agropecuária, ou Embrapa, está persente. A companhia vinculada ao Ministério da Agricultura completa 50 anos em 2023 com uma história de sucesso e investimento em ciência e tecnologia, que transformou o Brasil em uma potência mundial na produção de alimentos. 


Nascida em 1973 pelos ministros da Agricultura Luiz Fernando Cirne Lima e da Economia, Delfim Neto, o grupo definiu as bases para fortalecer a produção de alimentos no Brasil. 


O relatório, feito também por Eliseu Alves, Aloísio Campello, Affonso Pastore, Carlos Langoni e Guilherme Silva Dias deixou clara a necessidade de contratar pesquisadores e técnicos para a capacitação do Brasil como produtor. Atualmente, o país exporta para mais de 200 países. 

 

Em Santo Antônio de Goiás, há um dos centros de pesquisas da Embrapa. É nele que há a pesquisa de arroz e feijão. E é no local que mais de 27 mil amostras de arroz e 17 mil de feijão estão preservadas. As pesquisas feitas nas duas fazendas experimentais no Cerrado brasileiro obtém resultados que beneficiam toda a sociedade. 

Outras notícias

Chuvas garantem abertura de floradas de café; atenções se voltam ao pegamento

Diferença entre preços interno e externo do algodão em pluma aumenta

Safra 2024/2025: plantio de soja chega a 74% e do milho a 97% no Paraná


“Hoje temos condições de proporcionar uma série de tecnologias no setor, para ter alta produtividade e reduzir os custos de produção e, com isso, o consumidor vai ter um produto com um preço mais baixo na sua mesa”, explica Adriano Nascente, pesquisador da Embrapa. 


Brasil evoluiu após a Embrapa


O país até produzia alimentos antes da empresa, pouco, mas produzia. E até existia pesquisa, mas de baixa produtividade, o que demonstrava um cenário perigoso para a segurança alimentar. Com a Embrapa, o Brasil avançou em pontos essenciais, como adubação, cultivo, pecuária, além de biogenética e agricultura de precisão. Assim, o país deixou de importar alimentos. 


Com as tecnologias da Embrapa, foi viabilizado o cultivo no Cerrado, por exemplo. O trigo, que era só plantado no Sul do Brasil, agora bate recordes de produtividade na região. Com 17 anos de pesquisa, o país foi pioneiro ao 'tropicalizar' o trigo e, em meio ao aumento de eficiência, está a busca por uma agricultura mais sustentável. 


De importador de animais, o Brasil passou a fornecer genética avançada e ser o maior exportador de carne bovina. “Nós somos pioneiros junto com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu em avaliação genética de touros", relembra Antônio Rosa, chefe-geral da Embrapa Gado de Corte. 


Segundo Antônio, a Embrapa contribuiu para a avaliação genética. “Essa parceria rendeu não só avaliação em touros, mas em matrizes e produtos. Além do programa de avaliação de touros jovens e finalmente o programa Embrapa Geneplus”, explica. 


“Claro que essa mudança no setor produtivo de sair da condição de insegurança alimentar pra maior exportador mundial não foi a EMBRAPA que fez, foi o produtor rural, a cadeia produtiva, mas com o insumo muito importante, ciência e tecnologia que coube a nós e aos nossos parceiros públicos e privados", celebra Antônio. 

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Danone desmente produtores de soja e afirma que continua comprando soja brasileira

Agro
Imagem de destaque

Preço do Etanol Hidratado encerra outubro em alta

Agro

Cresce vantagem do preço doméstico sobre exportação do açúcar

Agro

Clima prejudica lavouras de trigo no Sul; preços sobem com força em SP

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Avião de pequeno porte realiza pouso forçado em plantação de soja em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem em situação de rua destrói objetos de lojas ao ter esmolas negadas em Londrina

Cidade
Londrina e região

PM se envolve em confusão após suposta cobrança de dívida em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem morre após grave acidente entre caminhonete e caminhão baú na PR-444

Paraná
Paraná

Acidente na BR-277 em Guaraniaçu deixa jovem morta e três em estado grave

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.