Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Paraná

Entenda motivo da definição do período de colheita do pinhão ser a partir de abril

Período de colheita, venda, transporte e armazenamento do pinhão começou nesta semana em todo o estado
06 abr 2025 às 16:18
Por: Agência Estadual de Notícias

A colheita e comercialização de pinhão está liberada no Paraná desde terça-feira, dia 1º, segundo a portaria IAP 2015. A semente da araucária é um dos alimentos mais tradicionais da região Sul do País, mas é preciso respeitar o período de colheita para  conciliar a geração de renda e proteger a reprodução da araucária, ameaçada de extinção. O Instituto Água e Terra (IAT) alerta também que somente pinhões que tenham alcançado o completo processo de maturação podem ser comercializados. A multa em caso de desobediência é de R$ 300, a cada 50 quilos de pinhão apreendidos, além da responsabilização por crime ambiental.


A definição do período de colheita do pinhão, somente a partir de primeiro de abril, tem justificativa. De acordo com Avner Paes Gomes, da área de Recursos Naturais e Sustentabilidade do IDR-Paraná, a portaria estabelece uma espécie de “defeso do pinhão”, garantindo que não haja a colheita precoce de pinhas, ainda verdes, e também preserva sementes a campo para a alimentação da fauna. Quando o pinhão cai ao chão, é uma oportunidade para animais, como a cutia, ajudarem a semear o fruto em outros lugares, garantindo a reprodução da araucária. Segundo Gomes, existem algumas variedades de araucária que têm sua maturação a partir de março, mas é necessário respeitar a limitação e iniciar a colheita apenas no início de abril.


Pinhas imaturas apresentam casca esbranquiçada e alto teor de umidade, o que favorece a presença de fungos, tornando o alimento até tóxico para o consumo humano. Se ingerido, pode prejudicar a saúde com problemas como a má digestão, náuseas e episódios de constipação intestinal. Também não é permitida a venda de pinhões trazidos de outros estados. No Paraná a safra, iniciada em abril, se estende até junho.


A cadeia produtiva do pinhão gera renda para milhares de famílias paranaenses. As regiões Central, Sul e Sudoeste concentram o maior volume de produção de pinhão no Paraná. Todo o pinhão comercializado no estado provém de remanescentes florestais nativos. Há 36 anos Flávio Zanette, professor da UFPR, desenvolveu a produção de mudas enxertadas de araucária. Com isso foi possível obter árvores mais baixas e que podem iniciar a produção com apenas quatro anos pós o plantio, enquanto as araucárias tradicionais só iniciam a produção aos 15 anos. Essa tecnologia vem sendo divulgada entre os produtores, com a formação de áreas com árvores matrizes que vão servir para multiplicar as mudas enxertadas.


Esse trabalho é conduzido pelos extensionistas do IDR Paraná em parceria com o pesquisador Ivar Wendling, da Embrapa-Florestas. Eles ensinam o agricultor a produzir a muda enxertada a partir de material coletado em suas próprias árvores. Entretanto, o cultivo de pinheiros enxertados ainda é incipiente no Paraná e não influencia a produção paranaense de pinhão. A ação do IDR-Paraná inclui também orientações para a agroindustrialização do pinhão. Uma iniciativa com a Coooperativa Provale, de Rio Branco do Sul, está incentivando a produção do pinhão pré-cozido e embalado a vácuo. Com isso será possível aumentar o tempo de prateleira do produtor e garantir um melhor preço para o produtor.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Vaca paranaense é vendida por maior preço do mundo em leilão: R$ 54 mi

Agro
Imagem de destaque

Anvisa autoriza o cultivo de cannabis para pesquisa científica no Brasil

Agro

Certificação e manejo integrado fortalecem a produção de banana na Bahia

Agro

Conheça os 50 melhores cafés produzidos em São Paulo

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Tremor de terra de magnitude 2,5 é registrado em Assaí e sentido em Londrina

Cidade
Londrina e região

Comércio de Londrina divulga horário especial de Dezembro para as festividades

Cidade
Londrina e região

Tremor sentido em Londrina teria sido causado por explosões na Pedreira Guaravera

Brasil e mundo
Brasil

Casal é investigado por gravar filme pornô em moto aquática

Cidade
Londrina e região

Motorista de caminhão é encontrado morto ao lado de campo de futebol em Cambé

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 9 | Performance e Longevidade Masculina | Dra. karina Ancioto e Dr. Heitor Andrade

Podcast PodGuest | EP 17 | Celebrando Laços: Campanha de Natal Morana | Patricia Melo

Podcast Café Com Edu Granado | EP 39 | Combate ao Desperdício de Alimentos | SESC Mesa Brasil

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.