Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Inteligência artificial em alta no agro: veja as tecnologias que serão tendência em 2025

Drones e sensores substituem grandes máquinas no campo
03 jan 2025 às 09:17
Por: Band
BAND

Segundo o último Censo Agropecuário, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com território de 851,487 milhões de hectares (ha), o Brasil tem um total de 5.073.324 estabelecimentos agropecuários, que ocupam cerca de 41% da área total do país. Com toda essa dimensão, o uso de tecnologias se faz necessário para revolucionar o campo. 


Novas soluções e formas de analisar, plantar e cuidar das culturas garantem que os processos se tornem mais seguros, eficientes e, inclusive, acessíveis para os pequenos e médios produtores. Luís Schiavo, da Naval Fertilizantes, destaca cinco inovações fundamentais para o sucesso da agricultura em 2025. Confira:


Drones - Uma das inovações mais recentes no campo, os drones facilitam a gestão das culturas, principalmente de grandes áreas. “Por não necessitar de tripulação e ser facilmente operado, eles podem percorrer toda a área em minutos, fazendo avaliações do solo, detectar ataques de pragas e até mesmo auxiliar com uma pulverização precisa e mais eficiente”, diz Schiavo.


Máquinas autônomas - Já em terra firme, estudos revelam que mais da metade dos agricultores norte-americanos utilizam alguma forma de direção automática. Essas máquinas vão além dos tratores e colheitadeiras, e no futuro, todo mecanismo motor que presta serviço, especialmente o agropecuário, poderá ser autônomo. “Dentre os exemplos de aplicação estão as casas de vegetação abastecidas por máquinas computadorizadas, que podem fazer o gerenciamento das adversidades bióticas e abióticas automaticamente”, explica o executivo.


Sensores de água - Eles são alternativas eficientes para quem já economiza, mas sabe que a irrigação deve ser de qualidade para que o potencial produtivo da cultura não seja perdido. Segundo Luís Schiavo, há dispositivos que sequer utilizam energia elétrica para funcionar, sendo capazes de medir a quantidade necessária de água para não sobrecarregar a planta e nem fazer o desperdício do recurso. “Além do controle da água, os sensores ainda conseguem fazer correções e capturar imagens da atmosfera, analisar a nebulosidade, verificar a variação da angulatura da luz do sol, distorções topográficas, analisar efeitos ambientais, entre outros”, completa.

Outras notícias

Verão e calor extremo aumentam risco de doenças em animais

Noni: Anvisa mantém proibição de alimentos com a fruta por risco ao fígado

Consumo de ovos no Brasil chega a quase 300 unidades por ano


Inteligência Artificial - Com o auxílio desta tecnologia que revolucionou a agricultura, já é possível realizar uma série de tarefas que cada vez mais se aprimoram. “Ao investir em equipamentos de inteligência artificial, o produtor agrícola consegue organizar a logística, usar menos máquinas e consumir menos combustível durante os processos. Sua capacidade de aprendizado fará que no futuro, as decisões tomadas de forma autônoma sejam ainda mais precisas, fazendo uma verdadeira transformação no campo”, aponta Schiavo.


Internet das Coisas - A conectividade que ela oferece será fundamental para todo tipo de negócio rural. A IoT engloba diversas tecnologias, que podem ser utilizadas nos mais variados segmentos da agricultura. “Com ela, é possível utilizar sensores em solo ou tratores para um mapeamento mais preciso, medir o nível da água do solo, saber com antecedência a necessidade de manutenção de uma máquina, entre outros. No futuro, essa inovação será ainda mais aprimorada, permitindo um nível de qualidade ainda maior”, finaliza executivo.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Salários no agro chegam a R$ 75 mil com foco em tecnologia e gestão

Agro
Imagem de destaque

Produtores gaúchos deixam de faturar R$ 126 bi por problemas climáticos

Agro

Preços agropecuários recuam em novembro, mas acumulam alta de 10,2%

Agro

Preços da carne bovina têm alta no final de 2025

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Justiça condena Prefeitura de Cambé a realizar obras no Recanto Rancho Ringo

Cidade
Londrina e região

Entenda o que são as luzes em sequência vistas no céu da região de Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem de 45 anos é encontrado morto por familiares no Centro de Londrina

Cidade
Londrina e região

Caravana de Natal da Coca-Cola passa por Londrina e Cambé neste sábado

Paraná
Paraná

Homem agride jovem e é morto a tiros pelo pai dela no Paraná

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.