Mais de 4 mil produtoras e produtores
rurais de todas as regiões do Paraná vão participar do Encontro Estadual de
Líderes Rurais 2024, promovido pelo Sistema FAEP, no dia 6 de dezembro.
Tradicionalmente realizado no Expotrade Convention Center, no município de
Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o evento é o maior encontro
do setor agropecuário do Brasil. A edição deste ano transcorrerá sob três temas
principais: protagonismo, renovação e representatividade.
"O encontro é um momento de união, em que o setor agropecuário do Paraná se reúne para fortalecer laços e traçar novos rumos, pensando no fortalecimento do agro e no desenvolvimento sustentável. A programação contempla temas abrangentes e atuais e também aborda questões específicas do nosso campo", disse Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP.
A programação inclui três palestras do
formato TED Talk, que se caracteriza por apresentações informativas e
inspiradoras, de curta duração e que giram em torno de um assunto definido. Com
o tema “Liderança institucional”, a primeira palestra será com o líder e
investidor Allan Costa. Com palestras realizadas em mais de 50 países, Costa é
co-fundador da plataforma AAA Inovação, da Curitiba Angels, da Ettica
Compliance e da B! Storytelling.
Ainda, os produtores rurais assistirão à palestra principal, ministrada por Arthur Igreja. Autor do best-seller “Conveniência é o nome do negócio”, ele também é co-fundador da plataforma AAA Inovação.
Coesão
Além da discussão de temas em nível macro, o Encontro Estadual de Líderes Rurais também terá ênfase em ações para reforçar a proximidade entre produtores, sindicatos rurais e o Sistema FAEP. A programação terá, por exemplo, um momento dedicado ao Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS), lançado pelo Sistema FAEP em 2018, como forma de fortalecer o sistema de representatividade no Paraná.
O evento também vai contemplar uma apresentação sobre o Projeto Sindicato Protagonista, iniciativa da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF) que propõe um conjunto de ações com o objetivo estruturar estratégias para que as entidades sindicais atinjam um nível de excelência.
“Os sindicatos rurais são a nossa base, fazendo o elo entre o produtor rural e o Sistema FAEP. Com os sindicatos fortes, teremos um sistema sindical forte, defendendo os interesses dos agricultores e pecuaristas”, aponta Meneguette.