Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Brasil

Missão do Mapa e da Embrapa vai aos EUA para desenvolver novos fertilizantes

A parceria promove práticas agrícolas sustentáveis e fortalece o PNF do Brasil
31 out 2024 às 18:22
Por: Agro+
Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária

Entre os dias 28 e 30 de outubro, representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estiveram nos Estados Unidos em uma missão voltada para o desenvolvimento de tecnologias de fertilizantes. O destaque da visita técnica foi a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com o Centro Internacional de Desenvolvimento de Fertilizantes (IFDC), em Muscle Shoals, Alabama. A parceria reúne a Embrapa, Mapa e representantes de pesquisa e universidades brasileiras, como a USP e a UFV, além da Petrobras, visando inovação e sustentabilidade no setor.


O MoU estabelece uma colaboração estratégica entre as instituições para explorar tecnologias que aumentem a eficiência de fertilizantes e promovam práticas agrícolas sustentáveis. Fundado em 1974, o IFDC é referência global em soluções para segurança alimentar e redução do impacto ambiental, atuando em mais de 100 países. Essa cooperação fortalece o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) do Brasil, ao reduzir a dependência externa e promover práticas sustentáveis no cultivo agrícola.


Durante a missão, a comitiva brasileira participou de várias reuniões com a delegação da Índia, incluindo representantes de empresas de fertilizantes e setores de inovação indianos, promovendo intercâmbio de conhecimentos e tecnologias. A delegação foi composta pelo secretário-executivo adjunto, Cleber Soares; o secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Campos; o assessor da secretaria-executiva, José Carlos Polidoro; o coordenador do programa Labex da Embrapa nos EUA, Alexandre Varela; e a adida agrícola nos Estados Unidos, Ana Lúcia Viana.


Além da assinatura do MoU, a missão incluiu visitas a laboratórios e instalações de inovação do IFDC, onde foram discutidas novas abordagens para ampliar a eficiência dos fertilizantes e examinadas as capacidades da planta-piloto do instituto. A programação contou com palestras sobre segurança alimentar e colaboração internacional, com a participação de empresas indianas e do IFDC.


“A parceria com o IFDC é um passo essencial para fortalecer a inovação em fertilizantes e impulsionar a agricultura brasileira de forma sustentável. Esse avanço reforça nosso compromisso com a segurança alimentar e a redução da dependência externa, colocando o Brasil na vanguarda das práticas agrícolas modernas e sustentáveis”, destacou o secretário-executivo adjunto, Cleber Soares.

Outras notícias

Café arábica bate recorde histórico em 2025 e preços superam R$ 2,5 mil

Bandeira verde em janeiro deve aliviar custos de produção dos alimentos

Paraná projeta queda na safra de feijão em 2026


Encontro na embaixada 


A missão se encerrou no dia 30 de outubro com um painel intitulado “Colaboração Global para a Segurança Alimentar Sustentável: Um Caminho Integrado para a Preservação Ambiental”, realizado no auditório da Embaixada do Brasil em Washington, D.C. Moderado pela adida agrícola, Ana Lucia Viana, o evento reuniu representantes do Mapa, Embrapa, IFDC, USDA e Petrobras, que discutiram políticas para uma agricultura mais eficiente e sustentável, alinhadas com a preservação ambiental. Entre os temas abordados, destacaram-se as políticas de preservação ambiental integradas à segurança alimentar e a importância da colaboração internacional para mitigar os impactos ambientais na produção agrícola.


Na reunião anterior com a Embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Viotti, foram discutidos temas relevantes para a cooperação entre o Mapa, Embrapa e IFDC. O diálogo focou em iniciativas voltadas para a sustentabilidade, incluindo o programa de recuperação de pastagens degradadas e o papel da Petrobras no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para a agricultura. A importância da agricultura tropical para o cenário global também foi ressaltada, reforçando o compromisso do Brasil com práticas agrícolas sustentáveis e com o avanço da segurança alimentar no mundo.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Indústria cervejeira brasileira reduziu em 40% o uso de água

Agro
Imagem de destaque

Milho e mandioca ganham espaço na indústria de cosméticos

Agro

OMS reclassifica defensivo agrícola como "provável cancerígeno"

Agro

Queimadas em SP têm maior redução da história mesmo com seca extrema

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem de 45 anos é executado na garagem de casa na zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Família procura jovem de 25 anos desaparecido desde domingo em Londrina

Cidade
Londrina e região

Suspeito de integrar facção criminosa morre em confronto com o Choque na BR-369

Cidade
Londrina e região

Menino de 4 anos luta pela vida após ser atropelado por caminhão em Londrina

Cidade
Londrina e região

Comércio de Londrina terá horário especial de funcionamento no período de Natal e Ano-Novo

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 44 | Reencontro Com a Fé | Tadao Nishida

Podcast Falando de Gestão | EP 42 | Planejamento Financeiro | Fernando Queiroz

Podcast Fala Advocacia | EP 3 | Qual o papel da Com. de Div. Sexual e de Gênero?

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.