Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro

Paraná se prepara para atender demanda mundial por alimentos, afirma governador

09 nov 2023 às 22:27
Por: Agência Estadual de Notícias

A produção mundial de alimentos terá que aumentar nos próximos anos e o Paraná está se preparando cada vez mais para atender a essa demanda com sustentabilidade. Essa foi a mensagem passada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta quinta-feira (9) a produtores rurais e empresários que participaram do Gri Agro 2023, em São Paulo. O evento é organizado pelo Gri Club, rede global de líderes dos setores imobiliário, infraestrutura e agronegócio.


A preocupação global com a segurança alimentar cresce a cada dia, disse Ratinho Junior. Nesse cenário, o Paraná tem não só aumentado a produção no campo, como também industrializando cada vez mais essa produção. “Entendemos a vocação que temos, que é produzir alimentos, e estamos cada vez mais industrializando tudo isso com o selo de sustentabilidade”, disse o governador.


Para confirmar esses dados, ele citou que o Paraná há três anos é o mais sustentável do Brasil, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, além de ser citado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como exemplo global de sustentabilidade. “Produzimos alimentos, somos sustentáveis e automaticamente temos que expor e propagar isso para o mundo.”


Ratinho Junior disse ao público do Gri Agro 2023 que, investindo cada vez mais em sustentabilidade, o Paraná poderá inverter a ordem mundial atual e escolher para quem vai vender sua produção.

“Temos que começar a escolher o cliente. Um país quer comprar alimento nosso, então qual é a sustentabilidade que esse país pratica? Porque se não estiver enquadrado naquilo que nós fazemos, não queremos vender para esse país”, explicou o governador, citando países que usam, por exemplo, energia a carvão. O Paraná, ele destacou, produz 94% de sua energia de forma renovável.

Outras notícias

Exportações de café brasileiro têm queda em volume, mas receita sobe 11% na safra 2025/26

Mato Grosso bate recorde e exporta 112,8 mil toneladas de carne bovina

Veterinário produz mais de 1 milhão de ovos por mês em granja no Ceará


AÇÕES AMBIENTAIS – O Paraná é líder nacional na produção de proteína animal e segundo colocado na produção de grãos, além de ser o estado com o agronegócio mais industrializado no país. Índices que fazem com que o agronegócio represente 35% do PIB paranaense, sem deixar de lado as ações sustentáveis, que foram apresentadas por Ratinho Junior no evento em São Paulo.


Entre as ações sustentáveis que o Paraná vem liderando, o governador citou o plano de preservação de nascentes de rios, com o comprometimento de proteger pelo menos 30 mil fontes e minas d’água até 2026. Além disso, o Instituto Água e Terra (IAT) já distribuiu 8,5 milhões de mudas de espécies nativas desde 2019.


Outro fato de destaque é que o Paraná foi o Estado que mais reduziu o desmatamento da Mata Atlântica nos cinco primeiros meses desse ano. Em outubro, junto com os outros estados membros do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) assinou o “Tratado da Mata Atlântica”, em que há o compromisso de restaurar 90 mil hectares do bioma, o equivalente a 120 mil campos de futebol, com o plantio de 100 milhões de mudas nativas até 2026.


Na produção orgânica, o Paraná também é destaque, líder neste tipo de agricultura com 3,7 mil produtores, representando 16% de todos os agricultores do segmento no país. Mesmo assim, o Paraná tem o compromisso de estender ainda mais e incentivar a agricultura sustentável com a meta estabelecida por lei de ter 100% das mais de 2 mil escolas estaduais atendidas exclusivamente com produtos orgânicos até 2030.


PRESENÇAS – Também participaram do Gri Agro 2023 os vice-governadores de Minas Gerais, Mateus Simões, e do Mato Grosso, Otaviano Pivetta; além da presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvia Massuruhá.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Etanol atinge maior preço nominal da safra com oferta restrita no spot paulista

Agro
Imagem de destaque

Preço do açúcar cristal em SP sobe 2,09% com demanda ativa e oferta restrita

Agro

Oferta recorde na safra 2025/26 de trigo mantém preços sob pressão

Agro

Confinamento de bovinos deve manter viabilidade econômica no 1º trimestre de 2026

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Cinco suspeitos morrem em confronto com a Polícia Militar na zona leste de Londrina

Cidade
Brasil

Homem que foi resgatado de afogamento no Lago Igapó morre no Hospital Universitário

Cidade
Londrina e região

Idosa de 64 anos morre ao cair em máquina de triturar isopor em Londrina

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 28 anos morre em acidente na Avenida Guilherme de Almeida

Cidade
Londrina e região

Advogada que salvou família de incêndio em Cascavel acorda após quase dois meses em coma

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 41 | ALCAL | Charles Feldhaus e Maria Angélica Constantino

Podcast Fala Advocacia | EP 1 | A Gestão da OAB Paraná e Londrina

Podcast Pod Tah | EP 39 | Moda e Atendimento Personalizado | Patricia Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.