Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro
Londrina e região

Proprietário de fazenda ocupada por indígenas em Tamarana discute reintegração de posse

Segundo a defesa do proprietário, não há registros que mostrem que a terra chegou a ser indígena
23 fev 2025 às 18:15
Por: Portal Tarobá

O proprietário da Fazenda Tamarana, ocupada por indígenas desde 2017, participou de uma reunião no Sindicato Patronal Rural com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná e da Sociedade Rural do estado na quarta-feira (19). 


Segundo Eucler Alcântara, a propriedade possui matrícula desde 1950, com escritura e divisas corretas. De acordo com o proprietário, a área ocupada inicialmente é de cerca de 70 alqueires e uma decisão judicial permitiu que o grupo permanecesse no local por 90 dias, sem que a terra fosse utilizada para atividades agrícolas. 


Apesar da decisão, os indígenas permaneceram no local e em 2023, segundo o proprietário, teriam avançado e ocupado a sede da fazenda, com barracões e maquinários. De acodo com Alcântara, tanto o proprietário quanto os funcionários foram ameaçados. 


Após a nova ocupação, outra decisão da justiça teria indicado que o grupo permanecesse a pelo menos 100 metros das edificações, mas segundo a defesa do proprietário, o acordo não foi cumprido. Alcântara alega que não consegue fazer o plantio e que parte da área estaria sendo arrendada pelos indígenas a terceiros. 


Ainda segundo a defesa do proprietário, não há registros que mostrem que a terra chegou a ser indígena; a expectativa é que a reintegração de posse das áreas aconteça ainda em 2025; a reintegração da área mais próxima da sede da fazenda está autorizada desde o dia 12 de fevereiro deste ano, para permitir o plantio. 

Outras notícias

Mercado pecuário inicia dezembro aquecido com foco no consumo de fim de ano

Ovelha dá à luz a trigêmeos em 30 minutos no interior de São Paulo

Produção de frango, ovos e carne suína aumentam no Brasil em 2026


Na quinta-feira (19), a Sociedade Rural do Paraná emitiu uma nota em apoio ao produtor; confira na íntegra: 



"A Sociedade Rural do Paraná (SRP) vem a público expressar preocupação com a prolongada invasão da Fazenda Tamarana, de propriedade do Sr. Eucler Alcantara Ferreira e irmãos, localizada no distrito de Tamarana, comarca de Londrina/PR. Desde 2017, o Sr. Ferreira enfrenta um conflito possessório que, recentemente, se intensificou, colocando em risco sua segurança, a de seus funcionários e comprometendo a produção agrícola vital para a região e subsistência das famílias proprietárias.


A Fazenda Tamarana é uma propriedade altamente produtiva, com aproximadamente 300 alqueires cultiváveis que, ao longo dos anos, têm gerado uma produção significativa, dos quais 70 alqueires foram invadidos.


Durante esse período de conflito, a área tem sido mantida sob ocupação, com os invasores arrendando a terra para terceiros. Esse arrendamento tem gerado uma situação que afeta não apenas a produção da propriedade, mas também a segurança jurídica, uma vez que a ocupação continua, apesar das determinações judiciais favoráveis à reintegração de posse.


No último dia 18 de fevereiro, o Sr. Ferreira, acompanhado de seu advogado, Dr. Rodolfo Ciciliato, esteve em Brasília, a convite dos Deputados Federais Pedro Lupion e Alceu Moreira, para participar de uma sessão da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), buscando apoio do Governo do Estado do Paraná e de sua Secretaria de Segurança para a efetivação da reintegração de posse.


Nesta quarta-feira, 19, o Sindicato Rural de Londrina, a Sociedade Rural do Paraná e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), se reuniram para definir ações conjuntas, reforçando o compromisso de todos com a defesa da propriedade privada e a garantia da segurança jurídica para os produtores rurais. 


É importante destacar que, de acordo com a legislação brasileira, a reintegração de posse é um direito amparado legalmente e processualmente, que estabelece mecanismos para a resolução de conflitos fundiários e assegura o cumprimento das decisões judiciais, protegendo tanto a propriedade privada quanto a atividade produtiva. A SRP reitera seu compromisso em defender os direitos dos produtores rurais.


Por fim, a SRP, visando a pacificação social, a segurança jurídica e o direito de propriedade, pede às autoridades competentes que façam cumprir de imediato a decisão judicial de reintegração de posse."

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Preço do arroz em casca no RS cai ao menor nível em mais de quatro anos

Agro
Imagem de destaque

Preço do algodão em pluma cai pelo sexto mês consecutivo e atinge mínima desde 2009

Agro

Preços do café arábica e robusta fecham novembro com oscilação

Agro

Plantio de soja avança 86% no Brasil; Mato Grosso finaliza semeadura

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Homem morre ao ser atingido por barra de supino em academia; Veja o vídeo

Cidade
Londrina e região

Carro cai de ribanceira após cachorro acidentalmente engatar ré na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Suspeito foge de abordagem, troca tiros com a GM e é preso na zona leste de Londrina

Cidade
Cascavel e região

Família procura idoso de 62 anos desaparecido após sessão de hemodiálise em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil procura suspeito de sequestrar e matar jovem em Ibiporã

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Podcast Falando de Gestão | EP 39 | Carreira, Arte e Tecnologia | Luciano Galbiati

Podcast Pod Tah | EP 37 | Vida, Internet e Empreendedorismo | Kelvin Anesi

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.