Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro

Qualidade: IDR-Paraná sedia Cup das Mulheres do Café

07 dez 2022 às 11:03
Por: IDR Paraná
Foto: IDR Paraná / Divulgação

A sede de pesquisas do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater), em Londrina, foi palco da 6ª edição do Cup das Mulheres, realizado segunda (5) e terça-feira (6) no Centro de Qualidade do Café da instituição.


O objetivo do Cup das Mulheres é apresentar os melhores grãos produzidos artesanalmente por mulheres da agricultura familiar. “É uma vitrine desses cafés especiais do Norte Pioneiro”, ela explica.


De acordo com a extensionista Cintia Mara Lopes de Souza, que coordena o programa no Norte Pioneiro, os 22 lotes que participaram do concurso foram avaliados por uma comissão de provadores do IDR-Paraná com base no protocolo da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês). O certame é disputado na categoria cereja descascado, natural e fermentado.


A programação incluiu ainda um júri popular dos lotes participantes da disputa e a presença de uma barista. As cafeicultoras ainda participaram de uma oficina de degustação. “A ideia é discutir as etapas de processamento do grão depois que sai da propriedade”, explica Cintia Souza.


Outras notícias

Produção de laranja segue abaixo de 300 milhões de caixas no cinturão citrícola

Mercado da soja se aquece: estoque de passagem reduzido e recorde de exportação impulsionam preços

Preços do milho caem com demanda interna fraca, apesar do alívio das chuvas

VENCEDORAS – A categoria cereja descascado foi conquistada pela cafeicultora Claudionira Inocencia de Souza, de Tomazina. Fátima Aparecida da Cruz, de Joaquim Távora, foi a vencedora da categoria café natural e Márcia Cristina da Silva, também de Tomazina, obteve a primeira colocação competindo com um lote submetido a fermentação induzida.


O café de Sirlene Soares Santos Souza, produtora de Pinhalão, foi o mais votado pelo júri popular.

Presente no encontro, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara, destacou o esforço das cafeicultoras em obter uma bebida de qualidade e valorizar sua atividade. “Um produto diferenciado sempre encontra comprador disposto a pagar mais”, afirmou.


O Norte Pioneiro do Paraná detém a certificação de Indicação Geográfica de Procedência (IGP) desde 2012.

EVENTO – Esta é a sexta edição do Cup das Mulheres, uma ação do projeto Mulheres do Café, do IDR-Paraná, em parceria com a Amucafé (Associação das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná) e com o apoio da empresa Amiste Café.


Iniciado em 2013, o projeto reúne cerca de 250 cafeicultoras, organizadas em 12 grupos de 11 municípios do Norte Pioneiro: Curiúva, Figueira, Ibaiti, Japira, Jaboti, Pinhalão, Tomazina, Siqueira Campos, Salto do Itararé, Joaquim Távora e Carlópolis. A associação também é vinculada à Aliança Internacional das Mulheres do Café, instituição internacional de valorização ao trabalho feminino na cadeia produtiva da bebida. Em 2021 o projeto foi expandido para o Vale do Ivaí,  o que contribuiu para uma ampliação da produção e um aumento da qualidade do produto em todo o Paraná.


PRESENÇA — Participaram da solenidade de divulgação dos vencedores Natalino Avance de Souza, diretor-presidente do IDR-Paraná; Otamir Cesar Martins, diretor-presidente da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná); Eder Eduardo Bublitz, diretor-presidente da Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná), Paulo Sérgio Franzini, secretário-executivo da Câmara Setorial de Café do Paraná e a presidente da Amucafé — e também competidora — Claudionira Inocencia de Souza.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Preço da mandioca cai pela sexta semana consecutiva com demanda fraca e maior oferta

Agro
Imagem de destaque

Mercado do Feijão: baixos preços e clima desfavorável levam à revisão da oferta pela Conab

Agro

Brasil tem 1º catálogo de ácaros e carrapatos

Agro

Brasil é um dos poucos países do mundo que produz dois tipos de café

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Advogada que salvou família de incêndio em Cascavel acorda após quase dois meses em coma

Cidade
Londrina e região

Criminoso invade casa, atira em quatro pessoas e mata duas em Ibiporã

Cidade
Londrina e região

Suspeito de homicídio no Conjunto Cafezal se apresenta à polícia e presta depoimento

Cidade
Londrina e região

Semana terá chuvas e variação de temperaturas em Londrina; confira a previsão

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em terreno de associação no bairro Maria Luiza, em Cascavel

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.