Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil e mundo
Mundo

Governo dos EUA revoga visto de Alexandre de Moraes, ministros do STF e familiares

A medida é tomada no mesmo dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro sofreu medidas cautelares do Supremo Tribunal Federal, decididas pelo juiz relator Moraes
18 jul 2025 às 21:28
Por: UOL
Foto: Agência Brasil

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou na noite de hoje a revogação dos visto norte-americanos do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, de quem o órgão chama de "seus aliados da corte" e da família do ministro.


Segundo apurou a coluna, as sanções seriam contra todos os ministros do STF, menos André Mendonça, Kássio Nunes Marques e Luiz Fux, além do procurador-geral da República, Paulo Gonet. As famílias dos ministros e do PGR também serão afetadas pela sanção.


A medida é tomada no mesmo dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro sofreu medidas cautelares do Supremo Tribunal Federal, decididas pelo juiz relator Moraes, como tornozeleira eletrônica e recolhimento doméstico noturno. Trata-se de uma nova escalada de tensão na já conturbada relação entre Brasil e EUA. Em sua justificativa para a medida, Rubio volta a citar um "caça às bruxas" a Bolsonaro, em referência ao processo judicial por Golpe de Estado em que ele é réu. É o mesmo termo usado pelo presidente Donald Trump para justificar tarifas de 50% contra produtos brasileiros e em reiteradas declarações de apoio ao aliado brasileiro.


"O presidente do Estados Unidos deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura da liberdade de expressão protegida nos Estados Unidos. A caça às bruxas política do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos", afirmou Marco Rubio via X.


"Portanto, ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados na corte, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato", Marco Rubio.

Outras notícias

Adolescentes suspeitos de matar cão Orelha chegam ao país após ida aos EUA

Homem é preso após fazer “sexo” com aspirador de pó

Turista argentina sofre golpe no Rio e paga R$ 20 mil em um milho


No meio da tarde, uma alta fonte do Departamento de Estado havia alertado a coluna de que uma nova medida contra o Brasil deveria ser tomada ainda nesta sexta. Assessores do presidente Donald Trump expressaram indignação ao longo do dia, nas redes sociais, pelas ações recentes tomadas pela corte em relação a Jair Bolsonaro.


Ao longo da semana, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o comentarista político Paulo Figueiredo tiveram extensas reuniões na Casa Branca e no Departamento de Estado para pedir nova rodada de punições ao país que possam, segundo eles, pressionar o país a conceder anistia a Bolsonaro e aliados. 


Nessas reuniões, eles voltaram a pedir sanções contra Moraes, mas não só a ele. Hoje, mais cedo, um pouco depois da operação comntra Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro chegou a fazer postagem pública pedindo que Trump substituísse tarifas por sanções a autoridades brasileiras. A coluna apurou que ele apagou à postagem depois de uma conversa com Eduardo e Figueiredo. O senador alterou o discurso para dizer que o grupo não tem poder para definir os instrumentos que o governo americano vai sacar em relação ao país.


Os bolsonaristas radicados nos EUA vinham pedindo sanções a Moraes e a outros integrantes da Corte há mais de seis meses. O desejo deles era que Moraes fosse alvo de sanções financeiras da Lei Global Magnitsky, portanto, a medida é menos grave do que a desejada. Ainda assim, trata-se de uma punição coletiva a oito dos 11 integrantes da mais alta corte judiciária do país, além do titular da Procuradoria Geral da União.


A medida do Departamento de Estado impede a entrada em território americano e a concessão de vistos às autoridades alvo. Divulgada pelas redes sociais primeiro, as medidas foram anunciadas com texto incompleto na página do órgão diplomático americano. 

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Sisu 2026 divulga resultado da chamada regular; veja como consultar

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Líder de seita preso por 429 mortes em ritual é acusado de mais 52 assassinatos

Brasil e mundo

Mulher mantida acorrentada à cama pelo companheiro é resgatada no RS

Brasil e mundo

Corpo de corretora desaparecida em GO é encontrado; síndico é preso

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Colégio particular de Londrina corta bolsa integral de aluno e descumpre liminar; família recorre

Cidade
Londrina e região

Londrina entra em alerta laranja para temporais com risco de granizo e ventos de até 100 km/h

Paraná
Londrina e região

Jovem morre após ser linchado por crime que não cometeu em Ponta Grossa

Cidade
Londrina e região

Pedágio na BR-369 em Rolândia gera revolta entre moradores e mobiliza autoridades

Brasil e mundo
Mundo

Homem é preso após fazer “sexo” com aspirador de pó

Podcasts

Podcast PodGuest | EP 18 | Geyzom Aragão

Podcast Arte do Sabor | EP 9 | A Importância do Azeite Para a Culinária Italiana

Podcast Café com Edu Granado | EP47 | Conexão, Resultado e Estratégia | Lucas e Adailton

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.