A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, entregou a medalha do Prêmio Nobel da Paz ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante encontro na Casa Branca nesta quinta-feira (15).
A venezuelana, laureada com a honraria no ano passado, afirmou que o gesto é um símbolo de gratidão pelo apoio norte-americano à causa venezuelana.
"Presenteei o presidente dos Estados Unidos com a medalha, o Prêmio Nobel da Paz", declarou María Corina ao deixar a sede do governo. Segundo ela, o ato representa um reconhecimento pelo "compromisso único" de Trump com a "liberdade" dos cidadãos da Venezuela.
President Donald J. Trump meets with María Corina Machado of Venezuela in the Oval Office, during which she presented the President with her Nobel Peace Prize in recognition and honor.🕊️ pic.twitter.com/v7pYHjVNVO
— The White House (@WhiteHouse) January 16, 2026
Reação de Donald Trump
O presidente dos Estados Unidos utilizou a plataforma Truth Social para comentar o encontro e agradecer o presente. Trump, que já havia manifestado o desejo de receber o Nobel, elogiou a trajetória da opositora venezuelana e destacou o caráter do encontro.
"É uma mulher maravilhosa que passou por muita coisa. María me entregou seu Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho que fiz", escreveu o republicano. Ele ainda classificou o episódio como um "gesto maravilhoso de respeito mútuo".