Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil e mundo
Brasil

Rainha da Maconha é presa no Paraguai; ela seria elo do PCC com o tráfico

Eva Arevalos Jara, de 54 anos, tem condenação superior a 30 anos e é investigada por ligação com André do Rap; extradição deve ocorrer em até 3 meses
22 nov 2025 às 11:12
Por: Band
Reprodução

Uma das traficantes mais procuradas pela Justiça brasileira foi presa em uma operação na fronteira. Eva Arevalos Jara, de 54 anos, conhecida no mundo do crime como a "Rainha da Maconha", foi detida sob a acusação de ser uma peça fundamental na logística do crime organizado. Segundo as investigações, ela atuava como o principal elo de venda de drogas entre o Paraguai e o Brasil.


A suspeita é responsável pelo abastecimento de diversos pontos de venda de entorpecentes. Esses locais seriam controlados pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), a maior facção criminosa do país.


Eva já possui uma condenação pesada no Brasil. A Justiça de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, cidade que faz divisa seca com o país vizinho, sentenciou a criminosa a mais de 32 anos de prisão. Além da pena já estabelecida, a Polícia Paraguaia investiga a conexão direta dela com André do Rap, apontado como um dos maiores traficantes brasileiros da atualidade.


Rota estratégica e falta de fiscalização


A prisão ocorreu em uma região conhecida como "cidades gêmeas". São distritos localizados na linha de fronteira entre o Brasil e o Paraguai, onde a fiscalização é precária ou inexistente. Essa característica geográfica transforma a área em um ponto estratégico para os criminosos, facilitando o escoamento da droga do país vizinho para o território nacional.

Outras notícias

Bombeiros encerram buscas por vítimas da tragédia em Brumadinho após 7 anos

Estúdio de GTA 6 é atingido por incêndio e preocupa fãs que aguardam o lançamento

Suzane von Richthofen pode herdar R$ 5 milhões de tio morto; entenda


Durante a operação que resultou na captura da "Rainha da Maconha", a Polícia Paraguaia também apreendeu duas caminhonetes. As investigações apontam que esses veículos, adquiridos com dinheiro proveniente do tráfico, eram utilizados especificamente para o transporte da droga de um lado da fronteira para o outro, driblando a vigilância.


A logística do crime organizado na região é complexa. A principal rota de envio de entorpecentes para o Brasil tem início na Bolívia, mas utiliza o Paraguai como entreposto antes da entrada em solo brasileiro. As cidades de Ponta Porã (MS) e Foz do Iguaçu (PR) são identificadas pelas autoridades como os principais corredores de entrada.


Lucro internacional e extradição


A região de fronteira apresenta uma presença marcante do crime organizado justamente pelo controle dessas rotas. O interesse financeiro é alto, visto que o Brasil funciona, muitas vezes, como um corredor de exportação. Estima-se que cerca de 80% da cocaína que entra no país é posteriormente enviada para o exterior.


O lucro obtido com essa transação internacional é exorbitante. Na Austrália, por exemplo, conforme citado na reportagem, o quilo da droga chega a ser vendido por um valor até 200 vezes superior ao praticado no mercado brasileiro. Por isso, a Justiça brasileira considera a prisão de Eva fundamental para desarticular parte dessa engrenagem e diminuir o fluxo de entorpecentes.


Logo após a detensão, Eva Arevalos Jara foi transferida para uma unidade prisional em Assunção, capital do Paraguai. O processo legal para que ela cumpra sua pena no Brasil já está em andamento. A expectativa das autoridades é que a extradição da criminosa ocorra em um prazo de até três meses.

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Mulher mata mãe a facadas e confessa crime em telefonema, diz polícia

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Vírus nipah: doença transmitida por morcegos provoca surto na Índia

Brasil e mundo

Idoso morre arrastado por enxurrada durante chuva em SP

Brasil e mundo

Adolescentes que mataram cão Orelha a pauladas tentaram afogar outro animal

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se envolve em grave acidente com suspeita de embriaguez na BR-369

Cidade
Londrina e região

Acidente na PR-445 termina em morte e deixa feridos entre Londrina e Cambé

Cidade
Londrina e região

Suspeita de embriaguez: vídeo mostra vereador cambaleando e caindo após acidente na BR-369

Brasil e mundo
Brasil

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

Brasil e mundo
Brasil

CNH sem autoescola deixa de ser aplicada e governo fará devassa nos Detrans

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast PodBrevis | EP 3 | Registro de Imóveis | Rosângela Lantmann e Genivaldo Soares

Podcast Arte do Sabor | EP 8 | Por que existem tantos azeites?

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.