Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil e mundo
Brasil

Veja se aumento na mistura entre álcool e gasolina compromete rendimento dos carros

A ideia do governo de aumentar a mistura de álcool na gasolina para baratear o preço gera dúvidas
21 mar 2025 às 21:32
Por: Band
Divulgação

A ideia do governo de aumentar a mistura de álcool na gasolina para baratear o preço gera dúvidas. O carro pode perder rendimento? Atualmente, a gasolina vendida nos postos é uma mistura com 27% de álcool, mas poderá chegar a 30%. Veja a explicação. 


Batizado de “E30”, o novo combustível foi testado em carros fabricados a partir dos anos 90 com motores a gasolina. 


“A ideia era ver se não apareceria nenhum código de falha, se os tempos de aceleração - ou seja se a performance do carro estava adequada, se as emissões de poluentes estão dentro dos limites, e ver se ele partia a frio em condições extremas. Os 30% nós vimos que todas nossas amostras passaram sem problema”, disse Renato Romio, gerente de motores do Instituto Mauá, ao Jornal da Band. 


A respeito dos possíveis impactos no consumo, o especialista afirmou que "são 3 pontos percetuais, antão fica imperceptível para quem utiliza".


Para a economia, a expectativa é de impactos importantes, inclusive na inflação. O governo espera, com a mudança, reduzir em até R$ 0,13 o valor do litro da gasolina. A proposta precisa ser aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Outras notícias

No G7, Lula cobra empenho dos países ricos diante de desigualdades

Projeto propõe CNH para jovens a partir dos 16 anos

Governo deve retirar regime de urgência de projeto sobre fim da 6x1


A união da indústria de cana de açúcar diz que o setor tem capacidade para atender a procura.


“Aumenta o consumo de etanol anidro em termos anuais em 1,33 bilhão de litros. É significativo. São cerca de 10% de etanol anidro e vai permitir ao brasil eliminar atualmente a atual importação de gasolina”, explicou o economista Plínio Nastari. 


Por enquanto, resta ao consumidor pesquisar para tentar economizar. Segundo o levantamento de uma empresa de cartões, o preço médio dos combustíveis subiu 2,9% em fevereiro, mais que o dobro da inflação média pelo IBGE no mês.


Parte da alta é explicada pelo reajuste no ICMS. Os estados passaram a cobrar mais R$ 0,10 de imposto sobre gasolina e R$ 0,06 sobre o diesel. 

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Anvisa cria grupo para avaliar segurança de vacina da dengue

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Moraes dá 24 horas para Bolsonaro explicar arma apreendida

Brasil e mundo

Anac investiga se helicóptero que colidiu fazia transporte clandestino

Brasil e mundo

Enamed recebe inscrições para edição de 2026 até dia 29 de junho

Mais Lidas

Brasil Urgente
Londrina e região

Operação prende três pessoas em oficina por golpe do pneu no Centro

Cidade
Londrina e região

Fogo em restaurante mobiliza bombeiros no Centro de Londrina

Cidade
Londrina e região

Queda de caminhão de prancha deixa um morto na PR-445

Cidade
Cascavel e região

Quadrilha explode bancos, rende policiais e bloqueia cidade durante mega-assalto no Paraguai

Cidade
Londrina e região

Vídeo mostra casal abandonando cachorro agonizando na zona sul

Podcasts

Podcast Pod Tah | EP 53 | Código Horse: Liderança e Conexão | Cassiana Pullin

Podcast Sem Cerimônia | EP 6 | As Regras da Justa Causa | Mayara Bispo

PodFala com a Tai | EP 17 | 17 anos de história, sucessos e pioneirismo no agro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.