Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil

Carlos Lupi assume Ministério da Previdência Social e promete acabar com filas

04 jan 2023 às 10:25
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, assumiu a pasta em cerimônia na tarde desta terça-feira (3), em Brasília. O ministro firmou compromisso de zerar a fila de espera por benefícios do INSS. Ressaltou que a equipe trabalhará para encontrar soluções a fim de melhorar a automação dos processos e valorizar os servidores do Instituto. “Quero acabar com a fila em tempo recorde para o povo brasileiro se sentir respeitado”, afirmou.  


Carlos Lupi destacou também que pretende criar uma comissão quadripartite com representação dos sindicatos patronais, dos trabalhadores, aposentados e governo para discutir as últimas mudanças feitas na legislação previdenciária. “Precisamos discutir em profundidade a antirreforma que foi feita”, declarou. 


Em seu discurso, o ministro defendeu que a Previdência não é deficitária: “Queremos que todas as arrecadações destinadas constitucionalmente à Previdência estejam no balanço na Previdência. A Previdência não é deficitária. Vou provar isso com números, com dados, com informações”. E prometeu dar mais transparência aos dados da Previdência Social, oferecendo mensalmente informações sobre os beneficiários e os recursos. 


O ministro da Previdência salientou ainda a importância dos repasses da Previdência para movimentar as economias dos pequenos municípios do Brasil. “Mais de 60% das prefeituras de pequeno porte no Brasil sobrevivem por causa do dinheiro dos aposentados e pensionistas. Recebem mais do que do Fundo de Participação dos Municípios”, destacou. 


Lupi disse que quer resgatar a dignidade das aposentadorias. Afirmou que a seguridade e a assistência social não são entraves para o desenvolvimento e, sim instrumentos de desenvolvimento. “Esses seres humanos precisam ser tratados com respeito e dignidade. São as pessoas que ajudaram a construir a nação que temos hoje”, finalizou. 

Outras notícias

Homem rouba moto sofre grave acidente e tem perna e órgãos genitais amputados

Horário de verão pode voltar ao Brasil; governo ainda avalia retorno da medida

Flordelis passa mal na prisão: advogada fala em AVC, mas secretaria nega


Estiveram presentes na cerimônia de transmissão do cargo diversos dirigentes do PDT, parlamentares, representantes de entidades sindicais e da OIT.  


Currículo - Natural de Campinas (SP), e radicado do Rio de Janeiro (RJ), Carlos Lupi nasceu em 1957 e, ainda na juventude, trabalhou como jornaleiro, quando conheceu Leonel Brizola e o ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT), em 1980. 


Entre 1983 e 1987, Lupi foi coordenador-geral das regiões administrativas da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Em 1988, ocupou o cargo de assessor especial do prefeito. Dois anos depois foi eleito deputado federal pelo estado, licenciando-se logo em seguida para assumir a Secretaria Municipal de Transportes do Rio. 


Carlos Lupi foi vice-líder do PDT na Câmara dos Deputados, tesoureiro e vice-presidente nacional do partido. Em julho de 2004, assumiu a presidência nacional do PDT, cargo que ocupa até hoje. 


Em março de 2007, assumiu o Ministério do Trabalho e Emprego e permaneceu no cargo até dezembro de 2011. Em 2017, foi conduzido ao cargo de vice-presidente da Internacional Socialista (IS), que reúne partidos progressistas de todo o mundo e tem o PDT como único participante brasileiro, cargo que ainda ocupa na atualidade. 

Veja também

Relacionadas

Brasil
Imagem de destaque

Polícia prende 3º suspeito de envolvimento na morte do delegado Ruy Ferraz

Brasil
Imagem de destaque

Idosa morre após ser esmagada por cano da Sabesp que caiu sobre casa em Mauá (SP)

Economia

Banco Central mantém juros em 15% ao ano apesar de deflação em agosto

Brasil

Após Campos do Jordão, Aparecida anuncia projeto para taxar turistas

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Família com dois bebês morre em acidente entre carro e caminhão em Rolândia

Cidade
Londrina e região

Bebês vítimas de acidente fatal eram gêmeos e tinham entre 4 e 5 meses de idade

Cidade
Londrina e região

Comércio de rua de Londrina fecha nesta quinta e sexta-feira

Cidade
Londrina e região

Homem agride policial militar mulher no Zerão e é contido por populares

Cidade
Londrina e região

Florestópolis decreta luto oficial e cancela queima de fogos após tragédia com família na PR-170

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 43 | Educação e Empreendedorismo | Fabiano Galão

Podcast Fala Advocacia | EP 5 | Inteligência Artificial na advocacia

Podcast Arte do Sabor | EP 4 | Azeitóloga: história e curiosidades

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.