O tutor do Golden Retriever Joca, João Fanzzini, esteve no protesto pedindo justiça ao cão no Aeroporto de Guarulhos neste domingo (28).
O animal morreu na última segunda-feira (22) sob os cuidados da Gol Linhas Aéreas. Ao se pronunciar, João agradeceu pela movimentação e citou que irá pressionar lei que regulamenta transporte de animais.
“Eu só tenho a agradecer e eu vou lutar pelo Joca e por todos que estão aqui, por todos os cachorros que precisam ser transportados e para nenhum outro morrer, nenhum tipo de animal. Eu vou lutar por essa lei, vou estar em Brasília com meus advogados e vou fazer essa lei sair.”, afirmou João, visivelmente emocionado.
João afirmou que a dor que sente por perder Joca, é equiparada a de perder um filho. “Nenhuma companhia aérea vai tratar nossos cachorros como carga, porque são nossos filhos, minha dor é de perder um filho e sei que vocês sabem disso”, disse.
Entenda o caso
Joca embarcaria de São Paulo para Sinop, no Mato Grosso, no mesmo voo que o tutor, João Fantazzini, porém foi encaminhado para Fortaleza após erro da empresa Gollog. Ao saber do caso, o dono decidiu voltar para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde encontraria o cão, porém encontrou o golden retriever já sem vida.
Segundo Márcia Martins, mãe de João, tutor do Joca, o transporte aéreo contratado era para a saída de Guarulhos com destino à Sinop, no Mato Grosso, porém o cachorro foi enviado para Fortaleza. Ela alega que o animal ficou na pista do aeroporto, sem nenhuma avaliação de veterinário.
Na sequência, colocaram Joca em um voo de volta para o Aeroporto de Guarulhos, onde o cachorro chegou sem vida. A família compartilhou imagens nas redes sociais no momento em que encontraram o cão.
Marcia Martins informou à Band que o filho está bastante abalado e sem condições psicológicas. Eles estão no aeroporto aguardando a chegada do advogado da família para registrar um boletim de ocorrência.
Em nota enviada à Band, a Gol declarou que lamenta profundamente o ocorrido com o Golden Retriever e se solidariza com a dor do tutor. A companhia confirma que o destino do cão era Sinop, mas uma falha operacional fez o cachorro ser embarcado em um voo para Fortaleza.