O nível do Guaíba, principal rio que beira a região metropolitana de Porto Alegre, está subindo cerca de 8 centímetros por hora, devido às fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, deixando os moradores da capital em alerta.
Algumas áreas da cidade já foram afetadas pela enchente, principalmente a zona sul e a região das ilhas, onda a cota de inundação é mais baixa. Na manhã desta sexta-feira (3), a água começou a chegar mais fortemente no Centro; a rodoviária, por exemplo, teve os acesso bloqueados.
Imagens obtidas pelo Bora Brasil mostram que uma barreira de contenção com sacos de areia que foi colocada para segurar a entrada da água nas ruas da cidade não está conseguindo reter o fluxo.
Na quinta (2), quando o Guaíba ultrapassou a marca de três metros e atingiu a cota de inundação no Cais Mauá, outros vídeos já mostravam a água começando a avançar sobre a orla.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), havia adiantado que o nível do Guaíba deveria atingir 4 metros no sábado (4). A marca foi ultrapassada e a expectativa agora subiu para 5 metros.