Um levantamento por meio de mapas da plataforma da organização Climate Central, feito pelo portal ND Mais revelou que algumas cidades de Santa Catarina podem ter pontos submersos devido ao aumento do nível do mar.
Segundo o estudo, até o ano de 2050 alguns locais de Santa Catarina poderiam enfrentar significativas inundações, caso não sejam solucionados problemas do aumento da temperatura mundial.
Conforme o levantamento, as cinco cidades com risco de "afundar" até o ano de 2050 são:
1 - São Francisco do Sul: cidade mais antiga de Santa Catarina, São Francisco do Sul teria uma grande parte encoberta pelas águas do mar conforme o mapa. A região da Praia do Capri seria a mais afetada.
2 - Joinville: a maior cidade do estado perderia grande parte de sua "porção leste" com as previsões de afundamento até 2050. Parques naturais e áreas próximas ao aeroporto seriam perdidas com o avanço das águas do mar.
3 - Tijucas: a cidade perderia grande parte de seu território, com a água chegando até a BR-101.
4- Florianópolis: a capital catarinense perderia parte da sua "porção norte", perdendo importantes localidades como Jurerê, Lagoinha do Norte, Ingleses Norte, Vargem de Fora e Canasvieiras.
5 - Jaguaruna: Cidade mais ao sul da lista, Jaguaruna teria uma parte afetada próximo a lagoa Jaguaruna.