Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil

Tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano no mundo

28 ago 2023 às 10:30
Por: Portal Tarobá

Nesta terça-feira (29) é realizado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, com o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. A data foi instituída em 1986, pela Lei nº 7.488, e inaugurou a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva. 


Quanto às mortes anuais atribuíveis ao tabagismo: 37.686 correspondem à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), 33.179 à doenças cardíacas, 25.683 a outros cânceres, 24.443 ao câncer de pulmão, 18.620 ao tabagismo passivo e outras causas, 12.201 à pneumonia e 10.041 ao acidente vascular cerebral (AVC).


Conforme o médico oncologista do CEONC Hospital do Câncer, em Cascavel, doutor Bruno Kunz Bereza, o tabagismo contribui ainda para o desenvolvimento de outras enfermidades, como a tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras.


“Estudos apontam que, após ser absorvida, a nicotina atinge o cérebro entre 7 e 19 segundos, liberando substâncias químicas na corrente sanguínea que dão sensação de prazer. Por conta da sensação, as pessoas tendem a fumar diversos cigarros ao longo do dia”, explica. 


A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como dependência da droga nicotina, presente em derivados do tabaco como cigarrilha, cachimbo, fumo de rolo, dispositivos eletrônicos para fumar, narguilé, entre outros. O tabagismo contribui ainda para o desenvolvimento dos seguintes tipos de câncer: leucemia mielóide aguda; câncer de bexiga; câncer de pâncreas; câncer de fígado; câncer do colo do útero; câncer de esôfago; câncer de rim e ureter; câncer de laringe (cordas vocais); câncer na cavidade oral (boca); câncer de faringe (pescoço); câncer de estômago; câncer de cólon e reto; câncer de traqueia, brônquios e pulmão. 

Outras notícias

Homem rouba moto sofre grave acidente e tem perna e órgãos genitais amputados

Horário de verão pode voltar ao Brasil; governo ainda avalia retorno da medida

Flordelis passa mal na prisão: advogada fala em AVC, mas secretaria nega


Segundo a OMS, o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto deste produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo. A Organização afirma ainda que cerca de 80% dos mais de um bilhão de fumantes do mundo vivem em países de baixa e média renda onde o peso das doenças e mortes relacionadas ao tabaco é maior. 


"É sempre indicado que a pessoa nunca comece a fumar, pois o vício é bastante difícil de ser combatido. Mas caso a pessoa já seja fumante, o conselho é um só: nunca é tarde para parar. Hoje, a medicina se complementa com algumas áreas da psicoterapia, por exemplo, para auxiliar nesse movimento de mudança de hábito. Deixar o tabagismo de lado é possível e o primeiro passo é querer", finaliza o médico.

Veja também

Relacionadas

Brasil
Imagem de destaque

Polícia prende 3º suspeito de envolvimento na morte do delegado Ruy Ferraz

Brasil
Imagem de destaque

Idosa morre após ser esmagada por cano da Sabesp que caiu sobre casa em Mauá (SP)

Economia

Banco Central mantém juros em 15% ao ano apesar de deflação em agosto

Brasil

Após Campos do Jordão, Aparecida anuncia projeto para taxar turistas

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Comércio de Londrina terá horário especial de funcionamento no período de Natal e Ano-Novo

Cidade
Londrina e região

Homem de 28 anos morre em confronto com equipe da Polícia Militar na zona norte

Cidade
Londrina e região

Menino de 4 anos luta pela vida após ser atropelado por caminhão em Londrina

Cidade
Londrina e região

Jovem de 19 anos é esfaqueada pelo ex-namorado de 16 anos em tentativa de feminicídio

Paraná
Paraná

Médico de 38 anos morre após salvar filhas de afogamento em Matinhos

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.