O município de Frederico Westphalen, na área do Médio Uruguai, no Rio Grande do Sul, passou por transtornos e estragos nesta quarta-feira (20). A chuva forte e temporais causam estragos em todo o estado, por conta da massa de ar quente e úmida que está desde o último final de semana, o que ocasiona tempestades. Os temporais causaram transtornos e estragos em muitas cidades.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que emitiu alerta laranja o forte aquecimento associado à passagem de uma intensa frente fria ocasionará fortes tempestades com rajadas de vento. Nesta quinta-feira, a chuva intensa vai atingir várias cidades do Rio Grande do Sul.
O dilúvio que se abateu sobre Frederico Westphalen transformou ruas em rios e causou inundação repentina. As águas invadiram casas e comércios da cidade. Carros foram arrastados pela correnteza nas ruas. Os bairros mais atingidos foram Santo Antônio, Aparecida, Jardim Primavera, além da parte baixa do Centro.
Alguns moradores descrevem ter sido a maior chuva que já viram na cidade, devido a quantidade de água que caiu em curto intervalo.
As chuvas intensas atingiram várias cidades gaúchas. Uruguaiana, por exemplo, registrou precipitação de 285mm.