Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil

Vendas no comércio retomam crescimento e têm alta de 2,5% em janeiro

14 mar 2024 às 15:52
Por: Agência Brasil


As vendas no comércio cresceram 2,5% em janeiro na comparação com dezembro. É o primeiro crescimento significativo desde setembro de 2023. Na época, o avanço fora de 0,8%.


É também a melhor evolução entre meses seguidos desde janeiro de 2023, quando a alta tinha sido igualmente de 2,5%. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O resultado do primeiro mês de 2024 ajuda a compensar a queda de 1,4% de dezembro de 2023. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, janeiro apresenta alta de 4,1%. Já no acumulado de 12 meses, o resultado é positivo em 1,8%.


Com os novos números, o varejo brasileiro se encontra 5,7% acima do patamar pré-pandemia da covid-19, de fevereiro de 2020, porém 0,8% abaixo de nível recorde, alcançado em outubro de 2020.


“O comércio varejista veio de 2 meses mais fracos, em que os resultados foram bastante abaixo do que poderíamos ter visto. Esse é um comportamento que foi observado não só em 2024, mas também em outros anos, quando, por exemplo, houve queda nas vendas no fim de 2022 e uma recuperação em janeiro”, explica o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.

Outras notícias

Após debates, Lula dá 5,4% de reajuste no piso dos professores

Argentina acusada de racismo no Rio coloca tornozeleira eletrônica

Brasil tem mais de 365 mil pessoas em situação de rua, diz estudo; SP lidera


Efeito Black Friday


Cinco das oito atividades pesquisadas avançaram em janeiro deste ano. Os destaques foram as de tecidos, vestuário e calçados (8,5%) e de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (6,1%), que tiveram as principais influências sobre o resultado.


O pesquisador do IBGE explica que a evolução significativa de janeiro é também um efeito estatístico da 

Black Friday, que antecipou para novembro vendas que seriam realizadas em dezembro.“Setorialmente, os resultados vieram com muita amplitude de crescimento em setores que tiveram queda grande no Natal, depois de concentrar as vendas na Black Friday. Isso aconteceu em tecidos, vestuário e calçados, móveis e eletrodomésticos; equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação; e outros artigos de uso pessoal e doméstico, que, juntos, puxaram o crescimento do varejo em janeiro”.


As vendas de tecidos, vestuário e calçados caíram 6,9% no último mês de 2023. No caso de móveis e eletrodomésticos, o tombo foi ainda maior, 7,4%.


Os números de janeiro são comparados com uma base mais baixa de dezembro, sem contar que janeiro é também mês tradicional de queimas de estoque, que estimulam vendas.


Outro setor que teve ampliação de vendas em janeiro foi o de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que cresceu 0,9%. O comportamento desse segmento do varejo é importante, pois é o de maior peso na pesquisa, 55,5%. Janeiro foi o terceiro mês seguido no campo positivo, o que deixou o setor 9,9% acima do patamar pré-pandemia.


Campo negativo


Três atividades ficaram no campo negativo em janeiro: livros, jornais, revistas e papelaria (3,6%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,1%), terceira de maior peso na pesquisa; e combustíveis e lubrificantes (0,2%).


O IBGE identificou que as vendas do varejo em janeiro tiveram alta em 24 das 27 unidades da federação. Em queda, apenas Santa Catarina (1%), Minas Gerais (0,1%) e Maranhão (0,1%).

Veja também

Relacionadas

Brasil
Imagem de destaque

Homem rouba moto sofre grave acidente e tem perna e órgãos genitais amputados

Brasil
Imagem de destaque

Horário de verão pode voltar ao Brasil; governo ainda avalia retorno da medida

Brasil

Flordelis passa mal na prisão: advogada fala em AVC, mas secretaria nega

Brasil

Polícia prende 3º suspeito de envolvimento na morte do delegado Ruy Ferraz

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Entenda o caso: corpo de homem desaparecido é encontrado semicarbonizado em Bela Vista do Paraíso

Brasil e mundo
Brasil

CNH sem autoescola deixa de ser aplicada e governo fará devassa nos Detrans

Cidade
Londrina e região

Despedida emocionante: parentes e amigos prestam última homenagem a Valdir de Oliveira

Cidade
Londrina e região

Corpo de motorista de aplicativo desaparecido é localizado em Bela Vista do Paraíso

Cidade
Londrina e região

PCPR busca terceiro suspeito de envolvimento na morte de motorista em Bela Vista do Paraíso

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast PodBrevis | EP 3 | Registro de Imóveis | Rosângela Lantmann e Genivaldo Soares

Podcast Arte do Sabor | EP 8 | Por que existem tantos azeites?

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.