A preocupação com a ação judicial que questiona o repasse de recursos do Governo do Estado para as APAEs do Paraná chegou ao Legislativo de Cascavel. Com a possibilidade de corte no custeio das instituições, o prefeito Renato Silva manifestou apoio às associações e reforçou a importância do trabalho prestado por elas em todo o estado.
A polêmica gira em torno de uma ação civil pública que questiona a legalidade dos repasses estaduais às APAEs, colocando em risco a continuidade de parte dos serviços ofertados, principalmente nas áreas da educação e da saúde para pessoas com deficiência.
O tema será discutido na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (20), em um movimento que busca unir forças em defesa das instituições. Vereadores devem apresentar moções de apoio e cobrar medidas para garantir a manutenção do repasse dos recursos.
As APAEs desempenham um papel fundamental no atendimento de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla, e a possibilidade de redução no financiamento preocupa não apenas as famílias atendidas, mas também autoridades municipais e lideranças políticas.