Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Acidentes de trabalho preocupam em Cascavel; seis ocorrências em três dias e um óbito

Roberto Leal Americano, presidente do SINTROVEL, afirmou que o uso de EPIs deve ser cobrado pelos empregadores e, caso o trabalhador se recuse a utilizá-los, pode haver demissão por justa causa
03 set 2025 às 21:51
Por: Portal Tarobá

Os acidentes de trabalho seguem sendo uma realidade preocupante em Cascavel. Apenas em 2025, já foram registrados 20 casos formais, incluindo um óbito.


Segundo o Sintrovel, sindicato que representa os trabalhadores da construção civil e do transporte, 50% dos acidentes envolvem quedas de plano elevado, ou seja, quedas de locais altos. Muitas vezes, esses trabalhadores atuam sem os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados.


O caso mais grave ocorreu em 1º de setembro. Um homem de 47 anos caiu do telhado durante uma manutenção, quebrou o pescoço e não resistiu aos ferimentos.


Roberto Leal Americano, presidente do SINTROVEL, afirmou que o uso de EPIs deve ser cobrado pelos empregadores e, caso o trabalhador se recuse a utilizá-los, pode haver demissão por justa causa. Ele classificou como uma falácia a ideia de que “o trabalhador não gosta de usar” os equipamentos e ressaltou que o patrão tem o dever, e o direito, de exigir o uso obrigatório dos EPIs.


Seis acidentes em três dias

Somente nos últimos três dias, foram seis novos acidentes de trabalho registrados na cidade. Dois ocorreram na quarta-feira (03):

Outras notícias

Operação de trânsito apreende carro de luxo e aplica mais de 150 multas em Cascavel

Carro tomba após batida em cruzamento no bairro Tropical

Moradores reclamam de mato alto em escola da zona norte de Londrina

  • Pela manhã, durante a montagem da estrutura metálica para o desfile de 7 de Setembro, uma peça de ferro caiu e atingiu um trabalhador, que teve fratura no fêmur. Ele foi socorrido imediatamente.

  • À tarde, um guindaste despencou de 24 metros em uma obra na região central de Cascavel. O operador do equipamento ficou preso sob a estrutura. Equipes do Corpo de Bombeiros prestaram os primeiros socorros. A vítima sofreu contusões e escoriações e foi encaminhada ao Hospital Universitário.


Falta de segurança nas obras

O ambiente de obras envolve riscos constantes, como trabalho em altura, uso de máquinas pesadas e materiais cortantes. Por isso, é fundamental o uso de EPIs e treinamento adequado.


De acordo com o Sintrovel, o sindicato realiza vistorias regulares em obras da cidade e constata, com frequência, irregularidades, como a falta de equipamentos de proteção, ausência de registro formal e falta de treinamento técnico


A entidade também alerta que muitos acidentes não são notificados oficialmente, o que reduz a precisão das estatísticas.


“Quando vocês passarem em frente a uma obra e virem uma empresa de resgate que não seja o SIATE, é acidente de trabalho sendo maquiado. E por que as empresas não chamam mais o SIATE? Porque vira estatística automaticamente, o que acarreta em índices maiores de pagamento ao INSS. Então, as empresas maqueiam. Por isso, nossos números são muito distantes da realidade”, disse Roberto Leal.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Caminhão fica preso em barranco em alça de acesso à BR-277 em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Suspeito de participar de desvio de R$ 1,6 milhão é preso em Cascavel

Cidade

Carro é encontrado capotado e abandonado às margens da BR-163, em Cascavel

Cidade

Guarda Mirim de Londrina promove saúde mental e formação profissional para jovens

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Colégio particular de Londrina corta bolsa integral de aluno e descumpre liminar; família recorre

Brasil e mundo
Brasil

Pastor condenado por estuprar menina é morto a tiros em praça de MT

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Brasil e mundo
Brasil

Grávida relata rotina com marido e outras 5 mulheres em SP: "Todas vão ser mães"

Cidade
Londrina e região

Adolescente de 16 anos é apreendido após matar homem a facadas em Cambé

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP47 | Conexão, Resultado e Estratégia | Lucas e Adailton

Podcast do Marcelo Villa | EP 1 | Acelera: 2026, Um Ano Muito Rápido

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.