Com o anúncio da cobrança do pedágio nos lotes 1 e 2, o valor dos produtos e serviços deve aumentar em todo estado. Com o encarecimento do transporte rodoviário, o consumidor deve sofrer com o aumento dos preços de mercadorias.
Segundo o economista Marcos Rambalducci, todos os produtos e serviço sofrerão com a mudança. “Todos os produtos devem incorporar o valor dos pedágios em seu preço final. Falamos isso principalmente dos serviços hortifruti e granjeiros, que impacta na alimentação”, afirmou.
Foram três anos sem cobrança de pedágio, com a suspensão dos mesmos desde 2021, os produtos deixaram de ficar mais caros durante este tempo.
Em Jacarezinho, na divisa com o estado de São Paulo, onde muitos moradores transitam entre o município e a cidade de Ourinhos, separados por pedágio, o prefeito da cidade paranaense, Marcelo Palhares, avalia construir uma pista paralela sem cobrança, para aliviar o impacto no bolso da população local.
“Não podemos criar um novo gasto em ano eleitoral, mas conversamos com a EPR para que tenhamos uma alternativa. As pessoas que moram próximo e precisam de atendimento médico ou estudam em Ourinhos não podem ser oneradas”, afirmou.
Por outro lado, o valor do novo pedágio, comparado ao antigo, ficou mais barato. Outra vantagem é que os motoristas que usarem uma targeta eletrônica para efetuar o pagamento, terão descontos nos preços da tarifa conforme a utilização.