Uma audiência pública vai debater o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) nesta quinta-feira (3), a partir das 14h, na Câmara de Vereadores de Rolândia.
O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado é um instrumento urbanístico definido pelo Estatuto da Metrópole. Seu objetivo é orientar o planejamento e a governança de Regiões Metropolitanas, para integrar as políticas públicas dos Municípios pertencentes a essas Regiões.
A audiência será transmitida pela internet (acesse o link) e poderá ser acompanhada de forma presencial no prédio da Câmara Municipal, que fica na Rua Duque de Caxias, 288, centro.
O conteúdo do Plano de Desenvolvimento é orientado pelas Funções Públicas de Interesse Comum, que são atividades ou serviços que não podem ser realizados pelo município isoladamente, ou que causem impacto nos outros municípios integrantes da Região Metropolitana.
Por se tratar de um planejamento territorialmente abrangente, é fundamental que seu conteúdo seja guiado por uma integração espacial e temática. Nesse sentido, são fundamentais análises sobre aspectos sociais, econômicos, ambientais, culturais, físicos e urbanos, possibilitando a caraterização da totalidade do território contemplado pelo plano.
A Região Metropolitana de Londrina (RML) foi criada em 1998, abrangendo Alvorada Do Sul; Arapongas; Assaí; Bela Vista Do Paraíso; Cambé; Centenário Do Sul; Florestópolis; Guaraci; Ibiporã; Jaguapitã; Jataizinho; Londrina; Lupionópolis; Miraselva; Pitangueiras; Porecatu; Prado Ferreira; Primeiro De Maio; Rancho Alegre; Rolândia; Sabáudia; Sertaneja; Sertanópolis; Tamarana e Uraí.