A luta é para recuperar um patrimônio perdido. A casa de Dona Maria fica na Linha Três Passos, zona rural de Capitão Leonidas Marques, a poucos metros de um dos braços do Rio Iguaçu. Apesar de não ter sido inundada, a propriedade foi impactada pelas mudanças ambientais e a família deixou o local.
Construída pelo consórcio Copel e Neoenergia, a Usina do Baixo Iguaçu foi inaugurada em 2019. A hidroelétrica fica entre os municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques, no Sudoeste do Estado.
Durante os trabalhos, mais de 300 famílias foram indenizadas por conta do alagamento causado pelo reservatório. Algumas, ainda brigam pelos direitos. São pequenos agricultores, como Dona Maria, que acreditaram que seriam ressarcidos.
Com terras improdutivas, muitos agricultores voltaram pra cidade. O abandono da antiga igreja São João mostra como a instalação da usina extinguiu uma comunidade inteira.
A defensoria pede que cada família receba 10 alqueires de terra como forma de indenização, além de danos morais.
Nesta tarde, será realizada uma audiência pública coordenada pela Comissão de Mediação e Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Empresas e agricultores voltarão a ficar frente a frente numa tentativa de acordo.