Nesta terça-feira (22), uma briga generalizada envolvendo seis alunos aconteceu na Escola Estadual Olavo Bilac, em Ibiporã. A confusão teria sido motivada pela prática de bullying entre os alunos.
A direção da escola precisou acionar uma ambulância, já que os envolvidos tiveram escoriações. A Patrulha Escolar também foi chamada. “As motivações são controversas, cada parte alega uma coisa. Pode ser bullying ou uma rivalidade entre duas partes e outros alunos acabaram se envolvendo”, informou o Capitão Renan Prado da Patrulha Escolar.
Os adolescentes e os responsáveis foram para a Delegacia de Ibiporã e depois encaminhados à Central de Flagrantes de Londrina, onde foram lavrados os boletins de ocorrência.
A conduta individual de cada adolescente será apurada pela Polícia Civil. Os envolvidos podem responder pelo ato infracional equivalente a lesão corporal.
Pais que acompanharam a situação alegaram que a postura do colégio seria omissa e cobram providências com medo de que novas situações de violência possam se repetir e com mais gravidade. “O que a gente está pontuando aqui é a negligência da escola. Já fomos várias vezes porque vem acontecendo desde o começo do ano. Bullying, um atacando o outro dentro da sala, e a gente vem cobrando para tomar alguma atitude e eles não fazem nada”, contou Camila Viana, mãe de um aluno da escola.
O Capitão Renan faz um alerta aos pais e alunos sobre os prejuízos do bullying: “eu peço aos pais que tratem disso não só com aquele que é vítima do bullying e com o agressor, mas aquele também que é o espectador. As vezes a pessoa que é vítima do bullying não tem forças pra reagir, e alguém que está presenciando pode tomar alguma medida, chamar algum adulto que possa ajudar nesse aspecto”.
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação reforçou o compromisso com a manutenção de um ambiente escolar inclusivo, respeitoso e seguro, e ainda informou que o Colégio Estadual Olavo Bilac de Ibiporã tem promovido regularmente ações de diálogo com os alunos para prevenir situações semelhantes.