A Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) e a SESCAP-LDR esclarecem que, embora os dados divulgados recentemente pela Prefeitura de Londrina indiquem aumento no número de empresas na cidade, a burocracia e o tempo de liberação dos alvarás continuam morosos.
A forma como os pedidos para liberação dos alvarás são negados carece de diálogo com o setor produtivo, atrapalha o desenvolvimento e tem afastado os investidores. Por conta disso, muitas empresas preferem se instalar em cidades vizinhas.
A ACIL ressalta que o gargalo na liberação de alvarás é um problema recorrente e de longa data, reforçando a importância de se intensificar a desburocratização com a celeridade necessária para que Londrina deixe de perder empresas, tornando-se mais inovadora e pujante.
Em nota enviada à imprensa, a SESCAP-LDR (Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região) afirma que a Prefeitura de Londrina tem omitido informação sobre a demora do processo de alvarás.
Veja a nota na íntegra:
O Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (SESCAP-LDR) informa que os números divulgados pela Prefeitura de Londrina em relação ao crescimento da liberação de alvarás no município omitem uma informação importante, que diz respeito à morosidade no processo da emissão do alvará e pela forma como os dados inconsistentes são tratados internamente pelas diversas secretarias envolvidas, que em muitos casos não se comunicam com a troca de dados e informações, dificultando a condução por parte dos profissionais da contabilidade.
Esclarece ainda que solicitou uma reunião junto a Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Londrina, com a presença do Secretário João Carlos Barbosa Perez, para discutir a melhoria e a agilidade dos processos de emissão de alvará de licença na cidade, diante das várias reclamações recebidas por associados e representados da entidade.
Durante a reunião, os servidores apresentaram dados comparativos entre os anos de 2016 e o período atual, indicando uma melhoria nos processos em razão da Lei da Liberdade Econômica e dos esforços da Secretaria da Fazenda. Fato incontestável de avanço, mas que não podemos adotar como a solução para um problema histórico, que se estende por diferentes gestões municipais, sem a atenção que merece, com a falta de investimentos em tecnologia, processos e legislação que tem afastado muitos investidores de nossa cidade.
A forma como foi feita a divulgação da notícia e a imagem utilizada pela Prefeitura de Londrina em seu portal e para a imprensa, bem como seu conteúdo nas redes sociais, ocasião na qual aparecem membros da diretoria do SESCAP-LDR junto a servidores e o secretário de fazenda, dá ampla margem para uma interpretação incorreta dos fatos que se deram na reunião, a qual terá sua continuidade em uma oficina técnica a ser realizada entre os servidores e contabilistas.
Queremos uma Londrina Inovadora, sustentável e com qualidade de vida, por isso permanecemos com a nossa luta por um ambiente mais competitivo e comprometidos com os empresários que aqui queiram investir.
Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (SESCAP-LDR)