Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Câmara de Londrina aprova projeto que coloca guardas municipais nas escolas

21 jun 2023 às 07:19
Por: Assessoria de Imprensa

Um dia após o ataque a tiros ao Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, que terminou com a morte de dois adolescentes, o tema “violência nas escolas” voltou a ser abordado por vereadores na sessão desta terça-feira (20) da CML (Câmara Municipal de Londrina).


Incluído na pauta em regime de urgência, o projeto de lei nº 76/2023 foi aprovado por unanimidade em primeiro turno, na forma do substitutivo nº 1 (texto que substituiu o original), instituindo o Programa Guarda Municipal nos estabelecimentos que integram o Sistema Municipal de Educação do Município de Londrina.


Segundo o texto aprovado, todas as escolas municipais e os CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) deverão contar com, pelo menos, um guarda municipal durante o período escolar. Já o reforço na segurança dos CEIs (Centros de Educação Infantil) que possuírem convênio com o Município deverá ser previsto no plano de trabalho das instituições para que sejam viabilizados os recursos necessários para custeio das despesas, o que deverá ser regulamentado por portaria da Secretaria Municipal de Educação.


Assinado por 13 vereadores, o substitutivo mantém a determinação prevista no projeto original de que anualmente ao menos 80% dos funcionários de escolas e CMEIs deverão receber treinamento com objetivo de: I. conscientizar e identificar eventuais sintomas ou condutas indicativas de problemas relacionados à saúde mental de crianças e adolescentes; II. orientar sobre possíveis abordagens pedagógicas que identifiquem e previnam fatores do ambiente capazes de influenciar e potencializar a prática de ações lesivas à comunidade escolar. 


Além disso, todos os anos cada instituição de ensino deverá elaborar relatório informando à Secretaria Municipal de Educação todas as ocorrências de violência psicológica e/ou física, ameaças e comportamentos agressivos registrados. Conforme o portal da Prefeitura de Londrina, há 121 instituições municipais de ensino: 88 escolas municipais e 33 CMEIs.

Outras notícias

Homem de 23 anos é assassinado a tiros na região norte de Foz do Iguaçu

PM apreende mercadorias paraguaias em operação conjunta na BR-277 em Cascavel

Delegacia de Homicídios investiga assassinato no Conjunto José Giordano


Assinam o substitutivo nº 1 os vereadores: Matheus Thum, Prof.ª Flávia Cabral, Nantes, Deivid Wisley, Mestre Madureira, Daniele Ziober, Jairo Tamura, Emanoel Gomes, Prof.ª Sonia Gimenez, Lenir de Assis, Eduardo Tominaga, Lu Oliveira e Jessicão.


Em sua forma original, que não chegou a ser votada em plenário, o projeto determinava que todas as escolas, públicas e privadas, e os CMEIs deveriam passar a contar com ao menos um vigilante portando arma de fogo durante o período escolar. As escolas e CMEIs com maior número de ocorrências de violência, ameaças e comportamento agressivo teriam o apoio também da Guarda Municipal. O texto original havia sido proposto pelos vereadores Mara Boca Aberta (Pros), Roberto Fú (PDT), Chavão (Patriota) e Giovani Mattos (PSC). 


Posteriormente, os autores também apresentaram o substitutivo nº 2, para prever que “todas as escolas públicas municipais, CMEIs e CEIs deveriam conter pelo menos um agente de segurança portando arma de fogo, preferencialmente guardas municipais, durante todo o período escolar”. Segundo o substitutivo nº 2, na falta ou impossibilidade de guardas, o Executivo poderia contratar vigilância privada. O texto foi rejeitado em plenário (15 votos a 4), sendo que apenas os autores votaram a favor dele.


Como o projeto nº 76/2023 tramita em urgência, retornará para a segunda discussão já na próxima sessão ordinária, na quinta-feira (22).

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Residência é furtada enquanto proprietário estava internado em hospital na zona sul

Cidade
Imagem de destaque

Empresa de tecnologia está com inscrições abertas para programa de estágio 2026

Cidade

Deputado Cobra Repórter defende carga horária digna para policiais e cobra projetos

Cidade

Londrina substitui totens por câmeras com IA e integra monitoramento público e privado

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Suspeito de homicídio em academia chora ao falar de filhos e esposa em audiência; veja vídeo

Cidade
Londrina e região

Defesa de autor de homicídio em academia alega relacionamento extraconjugal como motivação

Cidade
Londrina e região

Ourives é localizado morto em quintal na zona norte; três suspeitos são detidos

Cidade
Londrina e região

Vítima de ameaças, esposa de acusado de homicídio presta depoimento e fala sobre medo

Cidade
Londrina e região

Vítima de homicídio em academia não conhecia autor pessoalmente, afirma delegado

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.