Foi lançado oficialmente, na manhã desta quarta-feira (6), o novo sistema legislativo da Câmara Municipal de Londrina (CML), que inclui um portal web reformulado, responsivo, adaptado para acesso em celulares e tablets, e contendo um canal direto da população com o Legislativo. A solução tecnológica também permite integração com o sistema informatizado da Prefeitura. Entre os objetivos estão facilitar o acesso do londrinense à Câmara, trazer eficiência para os processos legislativos e melhorar a organização de dados e notícias. Para marcar o lançamento, o primeiro projeto de lei protocolado no novo sistema cria o Laboratório de Inovação da CML, de iniciativa da Mesa Executiva (Leia aqui).
O novo portal web possui design mais dinâmico e interativo para facilitar a navegação e o acesso à informação, garantindo que o público encontre o que procura de maneira simples e rápida. Uma das novidades é a facilidade para a população direcionar sugestões, pedidos ou reclamações diretamente à Ouvidoria Legislativa e ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). Pelo celular ou tablet, o usuário poderá, inclusive, anexar fotos e vídeos, e acompanhar o passo a passo da sua solicitação. O novo portal substitui a versão colocada no ar em 2005.
O presidente da Câmara de Londrina, vereador Emanoel (Republicanos), explicou que o novo sistema e o Laboratório de Inovação da CML são resultados do Fórum Avança CML, criado em maio de 2023, no início da gestão da atual Mesa Executiva, para modernizar o Legislativo, deixando a Câmara mais próxima da população, com serviços simplificados e operações mais eficientes. “A simplificação é o princípio básico da vida. Não se podem criar barreiras para que a população deixe de exercer seus direitos, por limitações tecnológicas ou burocráticas”, destacou. O presidente ressaltou, ainda, que a modernização tecnológica fortalece a comunicação direta e simplificada com a população, reduzindo o espaço para desinformação e trazendo Londrina para a vanguarda da gestão legislativa no país. “A Câmara de Londrina consegue pegar a população pela mão e colocar todos aqui dentro, porque vai ser muito simples fazer parte da Câmara”, resumiu.
O novo sistema permite a integração ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Prefeitura de Londrina, o que reduzirá o tempo de tramitação de projetos de lei, indicações e pedidos de informação, por exemplo. Para a sua implantação será firmado convênio com a Administração Municipal. Outra novidade é que os processos legislativos e administrativos serão totalmente automatizados, agilizando o andamento das tarefas e eliminando o uso de papel.
A necessidade de um novo sistema veio à tona após consultoria realizada pelo Senai, dentro dos trabalhos do Fórum Avança CML. A responsável pela implementação é a Softcam Soluções, de Santa Catarina, vencedora do processo licitatório, e referência em automação de processos legislativos no Brasil. O coordenador do Grupo de Trabalho de Processos do Fórum Avança CML, Alex Gustavo da Silva, disse que o sistema é uma ferramenta moderna e intuitiva, desenhada para otimizar fluxos de trabalho e facilitar o acesso às informações. “A burocracia e a tecnologia não podem vir para atrapalhar a vida do cidadão no exercício do seu direito, mas têm que servir como uma ferramenta para facilitar e possibilitar que as pessoas consigam ter os seus direitos executados. Então, foi desse escopo do qual a gente partiu: como conseguir de forma eficiente e sustentável ter ferramentas que se comunicassem com o cidadão e permitissem a ele se comunicar conosco”, afirmou.