Os vereadores de Rolândia aprovaram, em primeira discussão na quinta-feira (4), o aumento do número de cadeiras na Câmara Municipal, passando de dez para 11 parlamentares a partir de 2029. Na mesma sessão, também foi autorizado o pagamento de 13º salário aos vereadores para a próxima legislatura.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Rolândia (CMR), Guilherme Spanguemberg (PL), a mudança busca adequar o Legislativo ao crescimento populacional do município. Com cerca de 72 mil habitantes, Rolândia poderia, pela legislação vigente, ter até 15 representantes.
Spanguemberg afirma que a fixação em 11 cadeiras é uma medida “equilibrada e responsável”. Segundo ele, a alteração pretende reforçar a representatividade política local, melhorar a articulação com os governos estadual e federal e facilitar a captação de recursos para o município.
Os defensores da proposta argumentam que, mesmo com o aumento de uma cadeira e a implantação do 13º salário, os gastos do Legislativo continuarão abaixo do limite constitucional.
Após aprovação nas comissões internas e nesta primeira votação, o projeto segue para segunda e última votação, prevista para a próxima semana.