Os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados ontem (15) revelam que Cascavel atingiu a melhor nota da série histórica, iniciada há 18 anos, nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), que são de responsabilidade do município. O Ideb é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas.
De acordo com os dados de 2023, Cascavel alcançou a nota 6,8, superando os 6,3 registrados em 2021. Este resultado representa a maior pontuação desde a aplicação da primeira prova em 2007, quando o índice foi de 5,1.
Cascavel é destaque nacional na alfabetização, segundo aponta o Ministério da Educação por meio do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, política pública que tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental. Cascavel aparece em 9º lugar entre os municípios brasileiros com nota 8, alcançando indicador máximo numa escala de zero a 5.
“A alfabetização é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento integral da criança. Desde os primeiros anos de vida, aprender a ler e escrever não só abre portas para o conhecimento, mas também promove o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Neste contexto, a alfabetização se revela essencial para a formação de indivíduos autônomos, críticos e participativos na sociedade”, diz Marcia.
Entre as dez maiores cidades do Paraná, Cascavel ficou em quarto lugar na avaliação.
O desempenho de Cascavel ficou acima da média nacional, que foi de 6, e também superou a média estadual do Paraná, que registrou nota 6,7.
O prefeito Leonaldo Paranhos destacou os esforços realizados nos últimos anos para melhorar a educação no município: "Investimos em robótica, equipamentos e, principalmente, contamos com a dedicação dos nossos professores e servidores, que fazem a educação de Cascavel acontecer. Nosso programa Escola Feliz deixou as escolas coloridas, com parquinhos, brinquedos, cardápio diferenciado, fazendo com que elas ficassem mais atraentes. Percebemos, inclusive, uma diminuição na evasão escolar", ressaltou.
A secretária de Educação, Marcia Baldini, disse que o crescimento no Ideb envolveu um trabalho coletivo, mas principalmente dos professores, diretores, coordenadores e dos familiares que acompanham os filhos no processo de aprendizagem.
“Sabemos que temos desafios pela frente, mas estamos muito felizes. Cascavel avançou no Ideb”, afirmou.
O maior destaque de Cascavel é a Escola Municipal do Campo Carlos de Carvalho, localizada no distrito de São Salvador, que obteve a nota 9,2, uma das duas únicas escolas do Paraná a atingir uma nota acima de 9.
“Essa escola se diferencia por todo o trabalho realizado, o envolvimento e a coletividade de professores, profissionais da educação, diretores, coordenadores e alunos. Isso é resultado de um trabalho coletivo, de um trabalho que acredita e valoriza a educação das nossas crianças. Parabéns à Escola Carlos de Carvalho e parabéns a todas as escolas de Cascavel”, afirmou a secretária.