A antiga estrutura não comportava o volume de água das chuvas, provocando alagamentosA Prefeitura de Cascavel entregou na última sexta-feira (20) a aguardada Nova Ponte do XIV de Novembro, solucionando um gargalo de mobilidade e alagamentos que persistia há mais de 50 anos. A obra beneficia diariamente cerca de 25 mil pessoas, entre motoristas, ciclistas e pedestres, e foi viabilizada por meio do Fonplata.
O prefeito Renato Silva destacou a importância histórica da entrega: “É um dia de felicidade, porque entregamos uma obra sonhada há muitos anos. Facilita o ir e vir, ajuda a gerar progresso e desenvolvimento. Foi pensada, planejada e executada com todo carinho e dedicação”, afirmou.
A antiga estrutura não comportava o volume de água das chuvas, provocando alagamentos. A nova ponte tem capacidade de vazão de 237.110 litros de água por segundo (antes eram apenas 29.638), 22 metros de largura, 16 metros de extensão e mais de 3 metros de altura. Também houve alargamento da Souza Naves Sul, com quatro pistas, calçadas acessíveis, ciclofaixa e sinalização para pedestres.
A entrega foi celebrada com uma festa para a comunidade, com apresentações culturais, gastronomia e recreação. Para o presidente do bairro, Antenor Marcos Matheus, a obra valoriza os imóveis e garante o direito de ir e vir dos moradores.
O secretário de Serviços e Obras Públicas, Severino Folador, reforçou que a estrutura é projetada para durar mais de 50 anos. “Começamos em 1967 com uma ponte de madeira, e hoje estamos repaginando a história desta entrada do bairro”, disse.
A segunda etapa da obra prevê o alargamento das ruas Souza Naves Sul e Octávio Silveira Siqueira, e a terceira etapa contempla o binário da Rua Souza Naves e a duplicação da BR-277, com um novo viaduto.