Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

CML afirma que retirada do memorial partiu do Néias; Observatório negou

14 mai 2024 às 13:52
Por: Portal Tarobá

Para comemorar o aniversário do Néias (Observatório de Feminicídio de Londrina), um memorial foi montado na sede da Câmara para homenagear as vítimas. Porém, o título usando a linguagem neutra, desagradou nove vereadores e o resultado foi a suspensão antes do prazo.


A exposição “Nenhume a Menos” celebra o aniversário de três anos do Néias destacando o nome e idade de 44 mulheres vítimas de feminicídio na cidade durante esse período.


Segundo a Câmara Municipal de Londrina, a retirada do memorial partiu de uma iniciativa do Néias, o que foi desmentido na sequência, por outra nota oficial. De acordo com as partes, os dois lados se reuniram para debater o tema. 


Confira a nota oficial da Câmara de Vereadores


A Diretoria-Geral da Câmara Municipal de Londrina (CML) informa que, seguindo uma solicitação formal da Procuradoria Especial da Mulher do legislativo e com autorização da direção, foi instalado, na semana passada, um memorial em homenagem às vítimas de feminicídio em nossa cidade. O memorial foi colocado em uma das recepções da CML pelo Néias, Observatório de Feminicídios Londrina.

Outras notícias

Moradores denunciam recape de má qualidade na zona leste de Londrina

Integração à rede estadual causa instabilidade no SINE e suspende atendimento em Londrina

A pedido da comunidade, CMTU muda linhas de ônibus da zona leste a partir de amanhã (5)

 

Durante a sessão plenária de 7 de maio de 2024, alguns vereadores utilizaram o espaço legislativo para manifestar descontentamento quanto ao uso de linguagem neutra no memorial. Este fato gerou discussões internas, culminando na criação de um abaixo-assinado, apoiado por 9 dos 19 vereadores, que repudia o emprego de termos sem marcação de gênero masculino ou feminino no memorial e solicita a imediata retirada do painel das dependências da câmara.

 

Diante das opiniões expressadas por parte dos parlamentares, a Diretoria-Geral da Câmara e a Procuradoria Especial da Mulher organizaram uma reunião com a presidente do Néias, Martha Ramírez-Gálvez, para discutir e expor o posicionamento de vereadores. Na reunião, foi sugerida a possibilidade de a procuradoria da mulher protocolar um requerimento, que seria apreciado em plenário, para oficializar a exposição do memorial. Esta proposta permitiria que os 19 vereadores votassem e decidissem sobre a continuidade do painel conforme está.

 

A proposta, contudo, foi rejeitada e o Néias optou pela retirada do manifesto. Reafirmamos nosso compromisso com o diálogo construtivo e respeitoso, e continuaremos trabalhando para garantir que a Câmara Municipal de Londrina seja um espaço de representação justa e equitativa para todos os cidadãos.

 

 

Leandro Rosa, diretor-geral.


Confira a nota oficial do Néias


Neias- Observatório de Feminicídios de Londrina vem a público retificar a informação divulgada pela direção da Câmara Municipal de Londrina (cml) sobre a retirada do memorial “nenhume a menos”, em homenagem às mulheres e meninas vítimas de feminicídio no município.  A retirada aconteceu na tarde desta segunda-feira (13) a pedido da direção da casa, conforme relatado pelas integrantes em coletiva de imprensa. Na nota divulgada pela direção da CML, porém, consta que partiu de Néias a opção de retirar o memorial, o que não corresponde aos fatos.

 

Na reunião com o diretor da casa, Leandro Rosa, ocorrida na quinta-feira (9), foi solicitada a retirada por conta de reações de alguns parlamentares à linguagem neutra utilizada pelo coletivo. Além da presidenta da entidade, Martha Ramírez, estavam presentes a advogada Paula Vicente, também integrante de Néias, e a assessora da vereadora Sônia Gimenez, Alessandra Félix. A proposta da procuradoria da mulher fazer requerimento para a manutenção do memorial e levar para votação do plenário partiu de Paula, ao que o diretor da CML respondeu que o memorial deveria ser retirado antes de se propor a votação. Esta possibilidade de retirada e posterior votação não foi acatada por Néias, por considerarmos um insulto a expulsão por si só.

 

Sem mais a esclarecer, colocamo-nos à disposição.

Néias-Observatório de Feminicídios Londrina

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Jacto anuncia novas tecnologias para linha Uniport no Show Rural Coopavel 2026

Cidade
Imagem de destaque

Vizinhos denunciam abandono de seis animais na zona norte de Londrina

Cidade

PAMs Norte, Sul e Leste recebem aditivo de valor e prazo para instalação de climatização

Cidade

Idosa de 79 anos morre atropelada na Avenida dos Pioneiros, em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Governo do Paraná suspende instalação de pórtico de cobrança na BR-369 em Rolândia

Cidade
Londrina e região

Ratinho Júnior visita Londrina e autoriza início das obras do Terminal Metropolitano

Cidade
Londrina e região

Moradores de condomínio na Gleba Palhano reclamam de falta de energia frequente

Cidade
Londrina e região

Suspeito nega envolvimento e aponta esposa como responsável por esquema milionário

Cidade
Londrina e região

Idosa de 79 anos morre atropelada na Avenida dos Pioneiros, em Londrina

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP 49 | A Fé no Mundo Corporativo | Ana Paula Gil

Podcast do Marcelo Villa | EP 2 | Segurança e Defesa Social | Felipe Juliani

Podcast Falando de Gestão | EP 46 | Trajetória na Comunicação | Carmen Cavaletto

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.