O contrato do transporte coletivo de Foz do Iguaçu, que estava prestes a vencer, foi renovado de forma emergencial.
O transporte coletivo da cidade necessita de muitas melhorias. A população reclama da lentidão do serviço, da falta de veículos, dos banheiros nos terminais e da segurança durante a noite.
No entanto, o mais importante no momento é garantir que os ônibus continuem circulando. A gestão municipal anterior não havia iniciado o processo de licitação, mesmo sabendo que o contrato venceria em março. Sem tempo hábil para realizar um novo processo licitatório, a Prefeitura de Foz optou por renovar o contrato com a atual concessionária, a Visac, de forma emergencial.
Cerca de 53 mil pessoas utilizam o transporte público todos os dias na cidade. O valor investido na renovação do contrato, por mais dois anos, é de R$ 165 milhões.
Rafael Germano Arguello, procurador-geral de Foz do Iguaçu, justificou a decisão, afirmando que a medida foi tomada de forma rápida e necessária. Ele também destacou que há uma cláusula no contrato emergencial que permite a rescisão antes do prazo de dois anos, caso o processo licitatório para escolher uma nova empresa seja finalizado antes.
O prefeito, General Silva e Luna, afirmou que quatro novos ônibus serão inseridos em linhas já existentes ainda neste mês. Segundo ele, ações de melhoria do terminal urbano estão em estudo e serão realizadas com urgência.
Além disso, foi contratado um estudo técnico sobre o transporte de Foz do Iguaçu, e novas mudanças devem ocorrer a partir dos resultados, visando aprimorar a qualidade do transporte público na cidade fronteiriça.