Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Decisão do STF ratifica a cobrança do IPTU em imóveis novos

13 jun 2023 às 11:23
Por: Assessoria de Imprensa

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou ser constitucional a lei do município de Londrina que delega ao poder executivo a avaliação individualizada, para a finalidade de cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), de imóvel novo não previsto na Planta Genérica de Valores (PGV), como em divisões de lotes ou áreas rurais convertidas em urbanas. Para que isso ocorra, contudo, é necessário que os critérios para a avaliação técnica sejam fixados em lei e que o contribuinte tenha direito ao contraditório.


A Planta Genérica de Valores fixa valor do metro quadrado dos imóveis e estipula seu valor venal, possibilitando a tributação pelo IPTU, de acordo com critérios como localização, destinação e padrão de construção.


A decisão decorreu de um recurso extraordinário impetrado pela Procuradoria-Geral da Prefeitura de Londrina envolvendo a forma de cobrança do IPTU em um imóvel situado em um condomínio horizontal da cidade. A ação corria há anos, desde quando um contribuinte questionou a cobrança individualizada do imposto em seu imóvel, pois ele é oriundo de um desmembramento de um lote originário realizado depois da Lei Municipal nº 8.672/2001, que alterou a planta genérica de valores.


A decisão acabou se tornando jurisprudência vinculante para todo o país, já que o voto do ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso no STF, menciona que “nas hipóteses de surgimento de imóveis novos – decorrentes de parcelamento de imóvel original localizado em solo urbano ou de inclusão de área anteriormente rural em zona urbana –, que não constem originalmente na PGV, o município poderá realizar a avaliação individualizada dos referidos imóveis, consoante critérios técnicos previstos em lei e minudenciados em ato infralegal”.


De acordo com o procurador-geral do Município, João Luiz Esteves, esta decisão avaliza o entendimento defendido pelo órgão há décadas, pacifica o entendimento sobre a questão, evita prejuízos ao Município e contribui para a realização de justiça tributária.

Outras notícias

Homem de 23 anos é assassinado a tiros na região norte de Foz do Iguaçu

PM apreende mercadorias paraguaias em operação conjunta na BR-277 em Cascavel

Delegacia de Homicídios investiga assassinato no Conjunto José Giordano


Conforme explicou o secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez, quando são criados novos imóveis, há um aumento do valor agregado do novo lote, por isso uma tributação adequada proporciona justiça fiscal e a melhor distribuição de rendas. “A equipe técnica da Secretaria Municipal de Fazenda propôs a alteração legislativa em 2001, no intuito de sanar eventuais distorções que ocorreriam após a publicação da PGV da época. Isto porque a cidade não é inerte, ou seja, sempre está crescendo.


Londrina, uma cidade pujante, não é diferente. Ao longo dos anos, novos imóveis surgiriam, por isso a necessidade de atribuir o correto valor do bem imóvel e, consequentemente, uma correta tributação, era uma tarefa a ser superada por esta Secretaria”, apontou.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Residência é furtada enquanto proprietário estava internado em hospital na zona sul

Cidade
Imagem de destaque

Empresa de tecnologia está com inscrições abertas para programa de estágio 2026

Cidade

Deputado Cobra Repórter defende carga horária digna para policiais e cobra projetos

Cidade

Londrina substitui totens por câmeras com IA e integra monitoramento público e privado

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Suspeito de homicídio em academia chora ao falar de filhos e esposa em audiência; veja vídeo

Cidade
Londrina e região

Defesa de autor de homicídio em academia alega relacionamento extraconjugal como motivação

Cidade
Londrina e região

Ourives é localizado morto em quintal na zona norte; três suspeitos são detidos

Cidade
Londrina e região

Vítima de ameaças, esposa de acusado de homicídio presta depoimento e fala sobre medo

Cidade
Londrina e região

Vítima de homicídio em academia não conhecia autor pessoalmente, afirma delegado

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.