A Polícia Civil de Toledo está investigando um caso de estelionato registrado no final da tarde de segunda-feira (23), após uma ocorrência atendida pela Polícia Militar envolvendo uma idosa que estava comprando diversos cartões da Apple em uma loja da cidade. Segundo o delegado Rodrigo Batista, a idosa foi vítima de um golpe virtual no qual acreditava estar em um relacionamento com o empresário Elon Musk.
De acordo com o delegado, a vítima foi induzida a acreditar que Elon Musk, fundador da Tesla e da SpaceX, iria vir ao Brasil trazendo uma grande quantia em dólares, mas, para isso, ela deveria adquirir os cartões da empresa Apple e repassá-los a ele. "Ela acreditava estar morando com o empresário e, por isso, seguiu todas as orientações que supostamente vinham dele", explicou Batista.
O delegado fez um apelo à população para que fiquem atentos, especialmente em relação aos familiares mais idosos, que são o principal alvo desse tipo de golpe. "Frisamos a importância de os familiares estarem atentos às redes sociais das pessoas mais idosas da família para que evitem cair em golpes. O público idoso é o preferencial entre os criminosos", destacou.
Batista ainda reforçou que é essencial que as famílias se envolvam ativamente nas interações online dos seus parentes idosos, especialmente quando há movimentações financeiras suspeitas ou conversas com desconhecidos. A orientação da polícia é para que qualquer suspeita de golpe seja imediatamente denunciada às autoridades para que os criminosos possam ser investigados e responsabilizados.
O caso serve de alerta sobre o crescimento dos golpes virtuais, que frequentemente utilizam personagens públicos ou figuras conhecidas para manipular emocionalmente as vítimas e enganá-las com falsas promessas financeiras. A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar os responsáveis.