Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Docentes da Unioeste farão paralisação no dia 1º de Agosto

30 jul 2024 às 09:15
Por: Portal Tarobá

Os docentes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) cruzarão os braços na próxima quinta-feira (1º de agosto). A decisão pela paralisação foi motivada pela falta de diálogo com o governo e pela crescente desvalorização salarial. Desde 2015, os servidores do poder executivo, incluindo os docentes da Unioeste, não recebem a reposição integral das perdas salariais, que em 2024 já ultrapassam 40%. Esta defasagem salarial, acumulada ao longo dos anos, tem impactado severamente o poder de compra dos docentes.


A deliberação pela paralisação ocorreu na tarde de terça-feira, 23 de julho, durante assembleia docente convocada pela Adunioeste (Seção Sindical dos Docentes da Unioeste. A decisão, unânime entre os presentes, é uma resposta às condições salariais e de trabalho insatisfatórias enfrentadas pela categoria. A paralisação do dia 1º de agosto será uma ação unificada, com a adesão de outras seções sindicais, como a UEL, UNICENTRO e UENP. Os servidores técnicos da Unioeste também decidiram paralisar suas atividades no mesmo dia, reforçando a unidade do movimento.


Para o dia da paralisação, estão planejadas diversas atividades de mobilização nos cinco campi da Unioeste, incluindo: envio de ofício à Reitoria, centros e colegiados, comunicando a decisão unânime da categoria docente; realização de atividades de mobilização em cada campus, com suporte da Adunioeste; organização de equipes para comunicar aos alunos, em todas as salas de aula, os motivos da paralisação; distribuição de panfletos explicativos sobre a defasagem salarial e a comparação com outras categorias; colocação de faixas e cartazes destacando a intensa defasagem salarial e o não cumprimento da data-base; incentivo à participação dos membros do Conselho Universitário (COU) na paralisação, através da ausência na reunião agendada para o dia 1º de agosto; divulgação de uma live unificada do Comando Sindical Docente (CSD) no dia 1º de agosto.


A Adunioeste reforça a importância da luta coletiva para transformar a realidade docente, precarizada há mais de uma década, e conclama os docentes a se filiarem ao sindicato para fortalecer a defesa de seus direitos e condições de trabalho.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Jardineiros reclamam de atraso na instalação de ecoponto na zona sul de Londrina

Cidade
Imagem de destaque

Jovem de 21 anos fica ferido ao cair de moto na zona sul de Londrina

Cidade

Caminhão carregado com 38 toneladas de farinha tomba no Trevo Cataratas; pista é liberada

Cidade

Pastoral Política da Arquidiocese de Cascavel inicia atividades de 2026

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Criminosos invadem casa e fazem família refém em condomínio fechado na zona sul

Cidade
Londrina e região

Avó assume criação de seis netos e pede ajuda na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Apucarana confirma grandes shows para o aniversário de 82 anos da cidade

Cidade
Londrina e região

Radares em Rolândia registram mais de 105 mil excessos de velocidade no primeiro mês

Brasil e mundo
Brasil

Namorado de delegada, membro do PCC foi a evento de posse: 'Parece deboche'

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 7 | A inovação por trás do azeite

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.