Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Duas novas leis obrigam clínicas a denunciarem maus-tratos aos animais

21 set 2023 às 13:14
Por: Assessoria de Imprensa

Com o objetivo de promover a conscientização e o combate aos maus-tratos a animais, o prefeito de Londrina em exercício, João Mendonça, sancionou na manhã desta quarta-feira (20) as leis no 13.633/2023 e 13.634/2023, cujos projetos são de autoria da vereadora Daniela Ziober.


A lei no 13.633/2023 determina a obrigatoriedade de que clínicas, consultórios, hospitais veterinários, pet shops, espaços de banho e tosa e demais estabelecimentos veterinários comuniquem às autoridades competentes, quando constatarem, indícios de maus-tratos aos animais.


A comunicação do fato, que poderá ser feita através de documento por escrito ou meio digital, deverá incluir a qualificação do acompanhante do animal no momento do atendimento, assim como seu nome, endereço e contato. Além disso, também deverá ser apresentado relatório do atendimento executado, contendo a espécie, a raça e as características físicas do animal, a descrição de sua situação de saúde na hora do atendimento e os respectivos procedimentos adotados.


Com base nessas informações, será feita a apuração da situação e, caso seja constatado o crime, o valor da multa a ser estabelecida pelo agente fiscalizador será aplicado conforme o previsto no Código Ambiental Municipal (Lei Municipal nº 11.471/ 2012).


De acordo com a vereadora Daniela Ziober, essa nova legislação complementa a lei municipal no 12.992/2019, que define os crimes de maus-tratos aos animais e estabelece sanções e penalidades administrativas para aqueles que os praticarem.

Outras notícias

Ações de Carnaval agitam Londrina a partir desta quinta-feira (12)

Poste de energia cai sobre carro com quatro pessoas dentro da zona leste de Londrina

Mãe pede ajuda para identificar motociclista que atropelou criança e fugiu em Cascavel


“Com a nova lei, os profissionais que trabalham com pets passam a ser responsáveis pelos animais que atendem. Por exemplo, uma pessoa que atua na área de banho e tosa, quando nota que um cachorro está muito magro, ou com sinais de violência, ou com o pelo muito emaranhado, estará vendo sinais do crime de maus-tratos. Isso tem que ser relatado aos órgãos competentes, para que o caso seja averiguado e, se for constatada a prática de maus-tratos, o responsável seja punido. Os profissionais podem entrar em contato com a Diretoria de Bem-Estar Animal, da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), ou acionar a polícia no caso de um boletim de ocorrência”, frisou Ziober.


Já a lei municipal no 13.634/2023 institui em Londrina a “Semana Municipal de Conscientização sobre a relação entre maus-tratos aos animais e a violência contra vulneráveis (Teoria do Link)”, a ser realizada anualmente na primeira semana do mês de abril. Essa iniciativa tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a Teoria do Link, que relaciona os maus-tratos aos animais à violência contra vulneráveis.


As atividades da Semana compreenderão, entre outras, a realização de ações de mobilização, palestras, debates, encontros, eventos e seminários para conscientização, discussão e elaboração de políticas públicas a respeito da Teoria do Link.


Ziober salientou que a Teoria do Link é um estudo feito pelo FBI, comprovando que mais de 90% dos casos de agressão contra vulneráveis foram praticados por pessoas que já haviam maltratado animais. “O que queremos dizer para a população com essa semana de conscientização é que, ao menor indício de crime de maus-tratos contra os animais, a pessoa que o praticou também é um potencial violentador de vulneráveis. Ou seja, quando a gente pune o agressor dos animais, estamos prevenindo as agressões aos humanos”, afirmou.


Segundo o prefeito de Londrina em exercício, João Mendonça, as duas novas leis vêm se somar a diversas outras iniciativas implantadas pelo Município nos últimos anos, para a promoção dos direitos dos animais.

“Na atual gestão do prefeito Marcelo Belinati, Londrina passou a contar com uma política de proteção aos animais, que inclui ações muito importantes como a criação do Banco de Ração e do Castramóvel. No momento, também estamos viabilizando a construção do Centro de Bem-Estar Animal, que está sendo licitada. Além disso, o Município vem instituindo várias leis para garantir os direitos dos animais, e isso é essencial, porque uma cidade que cuida dos animais é também uma cidade mais humana”, sublinhou.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Show Rural impulsiona negócios e projeta bilhões em faturamento mesmo com cautela econômica

Cidade
Imagem de destaque

Chef Erick Jacquin grava “pesadelo na cozinha” nas Cataratas do Iguaçu e movimenta turismo em Foz

Cidade

Maratona de inovação reúne estudantes em busca de soluções para o agro no Show Rural

Cidade

Estacionamento será liberado nos dois lados da rua Alexandre de Gusmão em Cascavel

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Vereadora de Londrina denuncia possível irregularidade no abastecimento da frota da prefeitura

Cidade
Londrina e região

Homem de 38 anos é assassinado dentro de ferro-velho em Ibiporã: foram pelo menos 18 tiros

Cidade
Cascavel e região

Ortopedista é condenado a 10 anos de prisão por cobrar pacientes do SUS em Toledo

Cidade
Cascavel e região

Criança de cinco anos morre após ser atropelada por caminhão: brincava no momento do acidente

Cidade
Brasil

Comércio de rua e shoppings de Londrina mantêm funcionamento normal durante o Carnaval

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 51 | Disciplina, Fé e Legado | Sadraque de Oliveira

Podcast do Marcelo Villa | EP 3 | Agro, Inovação e Negócios | Marcelo El Kadre

Podcast Falando de Gestão | EP 47 | Gestão, Educação e Propósito | Dilson Catarino

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.