Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Estudante de Londrina é aprovada em mais de 80 universidades públicas pelo Sisu

Catharina conta que sua motivação para buscar um desempenho tão alto no vestibular foi o interesse em pesquisa científica e formação acadêmica
05 fev 2025 às 11:09
Por: Assessoria de Imprensa

A estudante londrinense Catharina Barbosa Spegiorin, de 17 anos, alcançou um feito extraordinário no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e garantiu aprovação em 89 de 90 universidades públicas de Medicina do Brasil pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com uma nota final de 826,54 pontos e desempenho impecável na prova de Ciências Humanas, na qual acertou todas as questões, a aluna do Colégio Premier by Wezen de Londrina consolidou-se entre os melhores desempenhos do país. 


O professor de Sociologia e coordenador do Ensino Médio no colégio, Marcos Ursi Corrêa de Castilho, celebrou a conquista. "Primeiramente, um sentimento de realização por ter participado da preparação dela. A Catharina se mostrou sempre uma aluna muito comprometida com seus objetivos, muito focada em seu trabalho e com muito talento. Chamava também muito nossa atenção a reverência dela com os professores, a gentileza, a disposição para aprender e sempre o sorriso no rosto", destacou.


Um dos principais especialistas em Enem do Paraná e coordenador de orientação pedagógica da instituição, professor Alisson Henrique Moreira Sanches, lembrou da dedicação de Catharina aos estudos. "O grande diferencial foi uma rotina de estudos bem estruturada, com acompanhamento de desempenho periódico e o foco e a dedicação dela, que foram fundamentais", destacou.


Catharina conta que sua motivação para buscar um desempenho tão alto no vestibular foi o interesse em pesquisa científica e formação acadêmica. "Decidi pagar o preço do alto desempenho motivada pela busca de oportunidades ímpares em instituições como USP, Unicamp, Unesp e UFMG, cujos processos de admissão são extremamente concorridos e desafiadores. Além disso, a paixão pela Medicina e pelo cuidado para com o próximo me incentivaram a entrar de cabeça nos livros", conta Catharina. 


Ela lembra que sua rotina foi intensa. Nos últimos 12 meses, estudou de domingo a domingo por cerca de 9 a 13 horas por dia. “Assisti a muitas aulas que foram primordiais para adquirir o conteúdo exigido pelos editais. Outra etapa fundamental do meu cronograma era o estudo ativo – por meio da resolução de questões, principalmente.”

Outras notícias

Homem é preso transportando mais de 20 caixas de cigarros contrabandeados na BR-369

Homem é ferido com faca durante briga com a esposa na zona oeste de Londrina

Mais de uma tonelada de fios de cobre é apreendida em flagrantes de furto em Londrina


Entre os desafios enfrentados, ela destaca a pressão psicológica e a necessidade de resiliência para lidar com frustrações. Ao longo dos três anos do Ensino Médio, ela fez psicoterapia e contou com o apoio do colégio. “Manejar minhas expectativas sobre o futuro foi, certamente, a maior pedra no caminho. Como ninguém presta um vestibular desejando a reprovação, entendi ser importante desenvolver inteligência emocional para encarar mais equilibradamente tanto os desejos frustrados, quanto os supridos", aponta.


Diante de tantas opções, a escolha da aluna foi a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), a maior da América Latina e a única instituição brasileira classificada entre as 100 melhores do mundo. “A oportunidade de ingresso na produção científica nacional e internacional, porte dos hospitais-escola, corpo docente formado pelos principais profissionais em seus respectivos departamentos e um apreço pessoal pela cidade de São Paulo me fizeram escolher a USP", justifica. 


Catharina também destaca o papel essencial da instituição em sua preparação. "O colégio foi imprescindível tanto para a formação cidadã quanto para o vestibular. Outro ponto de destaque da minha experiência no Colégio foi o atendimento socioemocional. Sempre que precisei, fui muito bem amparada e incentivada a lidar com os vestibulares de forma mais saudável. Não há modelos prontos, mas muito acolhimento para enxergar, escutar e amparar os alunos. Digo com certeza: o Premier by Wezen tornou meus sonhos acadêmicos possíveis", aponta.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Entenda o que são as luzes em sequência vistas no céu da região de Londrina

Cidade
Imagem de destaque

Caravana de Natal da Coca-Cola passa por Londrina e Cambé neste sábado

Cidade

CMTU realiza última feira de adoção de animais de 2025 na Vila do Natal

Cidade

Câmara devolve R$ 11,4 milhões ao município e apresenta balanço positivo de 2025

Mais Lidas

Paraná
Paraná

Homem agride jovem e é morto a tiros pelo pai dela no Paraná

Cidade
Londrina e região

Homem é encontrado morto dentro de empresa no final da Avenida Jamil Scaff

Cidade
Londrina e região

Justiça condena Prefeitura de Cambé a realizar obras no Recanto Rancho Ringo

Cidade
Cascavel e região

Caminhão carregado com suínos cai em ribanceira na PR-180 em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Imagens de Nossa Senhora Aparecida permanecem intactas após grave acidente em Apucarana

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.