Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Exposição “Escrita e Cura” com textos de mulheres londrinenses abre na quinta

Evento será na Biblioteca Pública Central, às 19h; haverá bate-papo, pocket show e participação interativa do público
16 dez 2025 às 14:43
Por: Assessoria de Imprensa - Clara Chamorro
Emerson Dias/NCom

A abertura da exposição “Escrita e Cura” ocorre nesta quinta-feira (18), às 19h, na Biblioteca Pública Municipal do Centro (avenida Rio de Janeiro, 413). A mostra reúne textos escritos durante a realização de oficinas do projeto em 2025, com mulheres de diferentes partes da cidade. Também haverá um bate papo com a idealizadora Layse Barnabé de Moraes, e um pocket show com a rapper Cleópatra.


O projeto “Escrita e Cura: oficina de criação literária para mulheres” está atualmente em sua terceira edição. Nele, as participantes utilizaram a literatura como ponto de partida para reflexões e para incentivar as participantes a escreverem, apropriando-se da palavra e de suas próprias histórias, sejam elas reais ou inventadas. As oficinas ocorreram em diversos lugares da cidade, como a Biblioteca Pública de Londrina, a Cadeia Pública Feminina de Londrina, nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) e no CLCH-UEL.


Os textos selecionados para a exposição retratam temas que refletem sobre a própria criação literária e a experiência de ser mulher, articulados pelo conceito da poética da cura. De acordo com Layse Barnabé de Moraes, ministrante das oficinas e idealizadora do projeto, realizar a exposição é uma forma de agradecimento às mulheres que participaram das oficinas. “Essa exposição abarca os resultados do projeto de 2025, como uma forma de devolver isso para o público londrinense, de também agradecer essas mulheres que dividiram seus escritos comigo. Porque o cerne da exposição é valorizar a própria escrita dessas mulheres que participaram da oficina”, contou.


Durante a abertura da exposição, haverá um bate papo com a idealizadora Layse, jornalista e escritora que pesquisa o conceito de poética da cura em seu doutorado em Literatura. “A Poética da Cura parte do pressuposto de que a escrita pode ser uma ferramenta de cura, mas não uma cura por si só, e sim, via criação literária. Então, a ideia é essa de que a gente pode, por meio da escrita, conseguir realizar coisas que talvez na nossa vida a gente não consiga, como contar histórias reais e inventadas”, explicou a escritora.


Além do debate, o evento também conta com a realização de um pocket show com a rapper Cleópatra (Lígia Braga). A cantora participou ativamente do projeto, acompanhando Layse durante as oficinas. O público também será convidado a escrever durante as atividades, tornando a exposição interativa.

Outras notícias

Família e hospital alertam para golpes envolvendo paciente vítima de incêndio em Cascavel

61 pessoas foram presas por tráfico de drogas no Paraná em 2025, segundo balanço

Motociclista fica ferido em acidente no bairro Maria Luiza em Cascavel


O objetivo principal da exposição é encorajar e inspirar as mulheres a assumirem a autoria de suas próprias narrativas. A expectativa é que, ao entrarem em contato com os textos das participantes, o público feminino presente sinta que existe espaço para suas histórias serem contadas, e que isso as encoraje a escrever também.


A exposição, que inaugura nesta quinta (18), ficará presente na Biblioteca Pública Municipal até o dia 18 de janeiro. O evento marca o final das atividades do projeto “Escrita e Cura”, em funcionamento desde 2023.


O projeto conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Catuaí Shopping Cascavel divulga horários especiais para o fim de ano

Cidade
Imagem de destaque

Funcionário de escola é denunciado por abuso sexual de adolescentes em Capitão Leônidas Marques

Cidade

Idosa de 64 anos morre ao cair em máquina de triturar isopor em Londrina

Cidade

Homem que agrediu vendedora com celular em Ibiporã presta depoimento à Polícia Civil

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Advogada que salvou família de incêndio em Cascavel acorda após quase dois meses em coma

Cidade
Brasil

Homem que foi resgatado de afogamento no Lago Igapó morre no Hospital Universitário

Cidade
Londrina e região

Cinco suspeitos morrem em confronto com a Polícia Militar na zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Suspeito de homicídio no Conjunto Cafezal se apresenta à polícia e presta depoimento

Cidade
Londrina e região

Criminoso invade casa, atira em quatro pessoas e mata duas em Ibiporã

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 41 | ALCAL | Charles Feldhaus e Maria Angélica Constantino

Podcast Fala Advocacia | EP 1 | A Gestão da OAB Paraná e Londrina

Podcast Pod Tah | EP 39 | Moda e Atendimento Personalizado | Patricia Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.