A pequena Mellany Kyrás Silva do Nascimento, de apenas um ano, conquistou amor e carinho por onde passou. Sua breve passagem pela Terra será lembrada por aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la e por quem continuará sua história.
Moradora de Toledo, Mellany foi levada ao médico no dia 9 de março com sintomas de gripe. O quadro se agravou e ela foi internada no Hospital Universitário do Oeste do Paraná com pneumonia. Apesar do tratamento, seu estado de saúde piorou, e após três paradas cardíacas, a morte encefálica foi confirmada no sábado.
Diante da dor da perda, a família tomou uma decisão difícil, mas nobre: autorizou a doação de órgãos. O coração de Mellany foi transplantado para outra criança da mesma idade, dando-lhe uma nova chance de vida.
O Paraná lidera o ranking nacional de doações e transplantes, com 42 doações por milhão de habitantes, mais que o dobro da média nacional. Essa foi a quinta captação de órgãos realizada neste ano no hospital e a segunda de uma criança. Em fevereiro, a família da pequena Maria Cecília, de 1 ano e 8 meses, que faleceu após um acidente doméstico, também fez a mesma escolha.
Esses gestos de generosidade garantem que corações que foram tão amados continuem batendo, levando esperança para outras famílias.