Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Festival de Teatro de Cascavel chega à reta final; veja a programação do fim de semana

Com palco aberto, stand-up e peça chilena, encerra-se a 36ª edição do Festival de Teatro de Cascavel
31 mai 2025 às 13:52
Por: Portal Tarobá e SECOM

O 36° Festival de Teatro de Cascavel termina neste domingo (01), mas ainda há programação neste final para todos os gostos e públicos. 


Cyntia Segatelli, que é diretora de cultura de Cascavel, destacou que hoje as 17h o palco estará aberto para todos os artistas ou pessoas em geral que quiserem se apresentar, além disso ela falou que às 19h30 terá a atração de stand up ''Vô Emílio - Rindo da Vida''. 


Palco aberto:

Quer realizar o sonho de subir ao palco e se apresentar? Pois é isso mesmo que o Festival de Teatro de Cascavel está oferecendo para artistas, estudantes de arte ou mesmo para quem apenas gosta das artes, sejam elas quais forem. Isso porque qualquer forma de arte pode ser levada até o palco do Teatro Municipal Sefrin Filho, a partir das 17h, deste sábado. As inscrições ainda podem ser feitas clicando aqui. Apesar do formulário de inscrição, Cyntia Segatelli acredita que artistas e ''curiosos'' pela experiência do teatro podem ser alocados conforme o interesse e a ordem de chegada.


Vô Emílio:

Outras notícias

Bueiro aberto na Avenida Leste-Oeste causa prejuízos e perigo no Centro de Londrina

Polícia e vereador monitoram casa no Conjunto Violim após vídeo de filhotes viralizar

Quadrilha arromba empresa e furta piscina de 12 metros em Ibiporã

A atração de sábado também segue com o stand up "Vô Emílio – Rindo da Vida". O stand up que tem como temática, a terceira idade, está agendado para às 19h30, no Teatro Municipal Sefrin Filho, com entrada gratuita.  A apresentação envolve a nova experiência de vida do assistente social Emílio Fernando Martini, que aos 68 anos de idade, já fez de tudo um pouco na vida. Após passar a vida exercitando a prática do bom humor em roda de amigos de futebol, de trabalho e vida social, agora é provocado a dialogar e brincar no palco, sobre a temática do idoso. Sua presença agora no palco, decorre do dom da manifestação pública, apimentada com doses elevadas de bom humor, a ponto de, na terceira idade, aceitar o desafio de arriscar-se com o stand up. 


A pré-estreia, aconteceu no "Dia do Idoso" em 2024, durante o evento cultural Idoso Mostra Arte. “A apresentação vale a pena ser vista. Tem ritmo, boas piadas e traquejo de um humorista com futuro que certamente Cascavel vai projetar”, explica o diretor de cena, Jair Pereira Gomes. Ele enfatiza ainda, que se trata deu um agradável show onde estórias e histórias são contadas com doses apimentadas de bom humor, sempre respeitado e valorizando a trajetória do personagem que alcançou a terceira idade após vivenciar mais de meio século encarando a vida. 


Destinado ao público em geral, a abordagem traz as peculiaridades da propalada melhor idade, a exemplo do sexo, saúde, esporte, família, questões jurídicas e da assistência social. Aprofunda-se nas leis existentes com seus favorecimentos e desconfortos e enfoca as situações urbanas. A coletânea de piadas relacionadas com a temática, é contada no tempo certo por quem tem lugar de fala, empoderamento para contagiar e transformar o encontro, em momento agradáveis, oportunidade para desopilar o fígado como terapia do prazer. 


O show se preocupa-se com a diabete do expectador ao apresentar doses açucaradas de bom humor relacionado a esta fase da vida, abusa do alzheimer sem esquecer as reconhecidas anedotas dos bons tempos de inocência, aplica doses homeopáticas para superar o mal de parkinson e deixar os tremeliques de lado e ainda, propicia doses de humor contagiante porque a missão é interagir e alegrar a todos, afinal, rir sempre é o melhor remédio. Na parceria com o Rotary International, para o segundo semestre deste ano, dezenas de cidades do Oeste e Sudoeste estão agendadas para receber o show “Vô Emilio”.   


Emilio Martini:

Ao longo dos anos, o cascavelense (60 anos de vida e atuação nesta cidade), firmou-se em liderança junto de grupo de jovens (anos 70 e 80), presidiu clube social (Associação Atlética Comercial entre os anos 89 e 90), registra décadas de forte atuação no Rotary International (há 40 anos). Presidiu o Cascavel Futebol Clube (anos 80 e 90), foi secretário de Esporte do Município (anos 80), comandou o Instituto Alfredo Kaefer (durante anos) e gerenciou dois jornais diários (Hoje e O Paraná). Também, registra participação na vida esportiva, institucional e política da comunidade local e no jornalismo, há duas décadas, escreve a coluna de sátiras ‘‘O Cartuxo’’ e atualmente, edita o jornal “Terceira Idade”.  


A Sapateira Prodigiosa:

Finalizando o Festival de Teatro, a Companhia de Teatro da Uli Idiomas Cultural dá vida ao espetáculo "A Sapateira Prodigiosa", no domingo (1°), às 18h30. A história é uma farsa violenta em dois atos que apresenta uma releitura da obra clássica de Federico García Lorca. A proposta cênica destaca questões de gênero, como o patriarcado, a autonomia feminina e as imposições sociais nas relações afetivas, através da jornada de uma protagonista que desafia as normas estabelecidas. A adaptação inova ao introduzir a temática do etarismo, com foco na relação entre a Sapateira, mais velha que o Sapateiro, provocando reflexões sobre preconceitos etários e estereótipos de gênero. 


O espetáculo busca, assim, promover o diálogo entre gerações e desconstruir tabus sociais. Esteticamente, a montagem combina elementos de cenografia tradicional com projeções em vídeo, criando uma atmosfera dinâmica que integra objetos físicos e ambientes virtuais. 


Com direção da chilena Patricia Cuevas Estivil e um elenco que celebra a diversidade cultural, o espetáculo combina teatro, dança e elementos visuais para contar a história da Sapateira, uma mulher à frente de seu tempo. Prepare-se para se emocionar, rir e se surpreender com esta adaptação que une a força do clássico com o frescor do contemporâneo!


PROGRAMAÇÃO

SÁBADO - 31/05

17h - Palco Aberto – Teatro Sefrin Filho

19h30 - Stand Up Vô Emílio – Teatro Sefrin Filho


DOMINGO - 1°/06

18h - Encerramento e Certificação – Teatro Sefrin Filho

18h30 - A Sapateira Prodigiosa – Teatro Sefrin Filho

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Incêndio atinge Ecoponto do Vista Bela e local é lacrado pela CMTU em Londrina

Cidade
Imagem de destaque

Jovens zombam de viatura, xingam PMs e acabam detidos em Apucarana

Cidade

Prefeitura abre inscrições para Educação de Jovens e Adultos na próxima terça-feira

Cidade

PRF apreende cerca de 28 quilos de skunk durante fiscalização na BR-277, em Guarapuava

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Colégio particular de Londrina corta bolsa integral de aluno e descumpre liminar; família recorre

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Brasil e mundo
Brasil

Pastor condenado por estuprar menina é morto a tiros em praça de MT

Brasil e mundo
Brasil

Grávida relata rotina com marido e outras 5 mulheres em SP: "Todas vão ser mães"

Cidade
Londrina e região

Adolescente de 16 anos é apreendido após matar homem a facadas em Cambé

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP47 | Conexão, Resultado e Estratégia | Lucas e Adailton

Podcast do Marcelo Villa | EP 1 | Acelera: 2026, Um Ano Muito Rápido

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.