Neste domingo (16), a Prefeitura de Londrina informou que o vazamento do Lago Igapó II foi parcialmente estancado. De acordo com o município, a ação das secretarias de Obras, Agricultura e CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) resultou no aumento de 6 cm no nível da água nas últimas 12 horas.
Na sexta-feira (14) uma comporta do lago que integra um vertedouro, na Avenida Higienópolis, se rompeu, causando a queda do nível da água. O trecho é um dos mais importantes do Igapó e cartão postal da cidade. O vertedouro é o responsável por manter o controle da queda do lago II para o lago I.
Ainda segundo a nota da Prefeitura divulgada neste domingo, caso a contenção se mantenha, o lago deve estabelecer seu nível normal em aproximadamente uma semana.
Uma força tarefa foi montada com equipes da SEMA, CMTU e Agricultura na tentativa de resolver o problema. Com um guindaste, foram colocados sacos de areia de 1.250 quilos no local por onde passa a água do lago II para o lago I.
Com o controle, as equipes ganham tempo para planejar as ações que serão tomadas para o conserto da comporta que rompeu, além de evitar a morte dos peixes.