O secretário de Obras de Londrina, Otávio Gomes, declarou na manhã deste sábado (15) que o Lago Igapó II deverá ser esvaziado neste final de semana ou, no máximo, no início da próxima semana.
Um dos vertedouros laterais à barragem da Av. Higienópolis acabou apresentando um vazamento, causando a queda do nível do Lago Igapó II, e para que seu reparo seja feito, o lago terá que ser esvaziado. A informação chegou à Secretaria de Obras por meio de relatos de populares que notaram a alteração. Segundo Gomes, o rompimento ocorreu devido ao desgaste de uma das estruturas de madeira que realizam a contenção da passagem de água no vertedouro.
O vertedouro é uma estrutura hidráulica, essencialmente um orifício sem a parte superior, que pode ter diversas finalidades, como medir o nível da água e controlar o nível do lago. Além disso, serve como um escape em dias de cheia, ajudando a evitar transbordamentos.
De acordo com o secretário, a investigação do caso foi iniciada ontem e constatou-se que a vazão do lago estava maior do que o normal, indicando um vazamento superior ao esperado. No entanto, ele ressaltou que a vazão já está controlada e que a população deve ficar tranquila quanto a possíveis danos.
Otávio Gomes também destacou que os trabalhos serão realizados em conjunto com a CMTU e a SEMA, que inclusive realocarão os animais que ficarem ilhados durante o processo de esvaziamento do lago.
O secretário explicou ainda que o esvaziamento do lago já fazia parte dos planos da prefeitura para solucionar problemas de alagamento em ruas próximas, mas não estava previsto para este momento. Agora, com a necessidade de conter a água, o procedimento será realizado antes do esperado.
Atualmente, o Lago Igapó II está esvaziando cerca de 30 centímetros a cada 12 horas, com a água sendo direcionada para o Igapó I, que, segundo Otávio Gomes, não corre o risco de ser sobrecarregado.
A secretaria de Obras já solicitou a suspensão da operação dos pedalinhos no Igapó II; entretanto, a atração continuará funcionando normalmente neste sábado (15).
Lago não é esvaziado desde 2001
Essa será a primeira vez que o lago seja esvaziado desde 2001, quando precisou ser esvaziado para a reforma da ponte da Av. Higienópolis. Na ocasião, além do reparo, foram realizadas obras para evitar o rompimento da barragem, incluindo a criação dos vertedouros que hoje estão causando esse problema. À época, foram removidos entulhos e realizada a limpeza do solo do lago.
Secretário de Obras, Otávio Gomes avalia o vertedouro que causou o vazamento - Imagem: Tatiane Pívaro
Imagens já mostram a diminuição do nível do Lago Igapó II - Imagem: Tatiane Pívaro