Todos os locais
Todos os locais
Cidade

Fórum de Cambé disponibiliza serviço de mediação de conflitos

23 jan 2023 às 17:39
Por: Portal Tarobá
- Foto: divulgação

O Tribunal de Justiça de Cambé conta agora com o Cejusc (Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos) para a mediação pré-processual de problemas e divergências entre duas ou mais pessoas. O objetivo é que os conflitos, como disputas entre vizinhos, som alto ou divórcio, sejam resolvidos sem a necessidade de um processo judicial. 


Elberti Mattos Bernardineli, juiz de Direito substituto do Tribunal de Justiça de Cambé, explica que o serviço já existe desde 2015 na modalidade de conciliação processual durante as audiências. O formato pré-processual é uma novidade na cidade. “Se existe um conflito entre duas ou mais partes, eles podem procurar o Cejusc para resolver essa divergência e firmar um acordo sem a necessidade de procurar um advogado e entrar com um processo judicial”, disse.


Segundo Bernardineli, após buscar o serviço, é feito o agendamento de uma audiência com todos os envolvidos e a presença de um mediador. “Na audiência, eles podem entrar em um acordo, que vai ser registrado e homologado judicialmente, já que, em caso de descumprimento, a outra parte pode executar o acordo”, explicou. Nos casos em que as pessoas envolvidas não têm contato, o Cejusc também faz a intermediação antes da audiência de conciliação.


De acordo com o juiz, o Cejusc pré-processual pode ser utilizado em casos que envolvem disputas entre vizinhos, som alto, pensão alimentícia, guarda de crianças e adolescentes, divórcio, dissolução de união estável, dentre outros. “A vantagem dessa conciliação amigável é a rapidez, já que não há processo judicial, e o acordo é feito de forma que fique bom para as duas partes. Quando há processo, na maioria das vezes, a situação é resolvida de maneira impositiva”, ressaltou.


Para solicitar a atuação do Cejusc, as partes devem procurar o Tribunal de Justiça de Cambé com os documentos pessoais, comprovante de residência e de renda. É necessário pagar uma taxa de R$ 227 – pessoas em situação de vulnerabilidade podem solicitar a isenção do valor. “Como estamos iniciando agora esse formato, a audiência pode ser agendada em poucos dias e as partes já podem sair com o acordo formalizado”, disse. 


Os interessados devem procurar o Tribunal de Justiça de Cambé na Avenida Roberto Conceição, n° 532, das 12h às 18h, ou pelo telefone e WhatsApp 3302-4446. 

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Mulher morre após ser atropelada por ônibus do transporte coletivo no Jardim Imagawa

Cidade
Imagem de destaque

Câmara de Londrina fará sessão de posse em sua sede reformada, no Centro Cívico

Cidade

Policial se emociona após acidente em Toledo que vitimou criança de 3 anos

Cidade

Democracia: Renato e Mecabô são diplomados pela Justiça Eleitoral

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Febre em Londrina, patinetes elétricos se transformam em preocupação sobre a segurança

Cidade
Londrina e região

Após acidentes com patinetes em Londrina, placas de orientações serão instaladas

Brasil e mundo
Brasil

Ex-diretor da Bola de Neve criou empresa para receber dízimo de fiéis e faturou R$ 500 mil

Paraná
Paraná

Homem precisa ser socorrido após se queimar em explosão de coxinha no Paraná

Cidade
Londrina e região

Ibiporã e Itaipu Binacional firmam parceria para a construção do Parque dos Tucanos

Podcasts

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP01 - Andrea Prado, Fagner Neto e Luciana Vinci 05-12-24

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.