Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Gaeco investiga aliciamento de jogadores do LEC para manipulação de resultados

Contato foi feito antes da partida do Londrina Esporte Clube e o Maringá Futebol Clube, em abril
12 set 2025 às 09:20
Por: Assessoria de Imprensa

O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio do Núcleo de Londrina do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), deflagrou nesta sexta-feira (12) a Operação Derby, que apura possíveis tentativas de aliciamento de atletas do Londrina Esporte Clube para a prática de crimes ligados à manipulação de resultados em jogos de futebol.


Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de busca pessoal nos municípios de Salvador (BA) e Itapema (SC), com apoio do Gaeco da Bahia, do Comando do Policiamento em Missões Especiais do Batalhão de Policiamento de Choque da PM-BA e do Gaeco de Santa Catarina.


De acordo com as investigações, no dia 26 de abril deste ano, horas antes de uma partida de futebol profissional entre o Londrina Esporte Clube e o Maringá Futebol Clube, os suspeitos, que seriam empresários, mantiveram contato com três jogadores do Londrina e ofereceram, a pelo menos um deles, a quantia de R$ 15 mil. O valor seria pago para que o atleta realizasse uma falta e recebesse cartão amarelo nos primeiros 27 minutos da partida, válida pela Série C do Campeonato Brasileiro e realizada em Londrina.


As investigações tiveram início após o Londrina Esporte Clube relatar os fatos à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Após encaminhamento à Polícia Federal de Londrina, as informações foram repassadas ao Gaeco. Os crimes contra a incerteza do resultado esportivo estão descritos na Lei Geral do Esporte (Lei 14.587/2023) e têm penas que variam de dois a seis anos de reclusão, além de pagamento de multa.


Referência – “Derby”, no jargão futebolístico, refere-se aos confrontos entre rivais, no caso, por exemplo, Londrina x Maringá.

Outras notícias

Hospital Itamed em Foz do Iguaçu promove campanha no Dia de Doar

Cascavel facilita matrícula escolar de filhos de vítimas de violência doméstica

Motorista acusada de acidente fatal com menino em Cascavel tem audiência de instrução




Londrina Esporte Clube se pronunciou; Veja a nota: 



"O Londrina Esporte Clube SAF se une à Federação Paranaense de Futebol (FPF), à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e às autoridades policiais para reafirmar seu compromisso com a integridade e a transparência no esporte.

O Londrina EC vem a público informar que três atletas do clube foram recentemente abordados por uma pessoa que ofereceu dinheiro para participação em esquema de apostas. Essa abordagem ocorreu horas antes do confronto com o Maringá, válido pela Série C do Campeonato Brasileiro, realizado no dia 26 de abril.

Os atletas foram solicitados a tomar cartão amarelo durante a partida, mas prontamente se recusaram a participar desse esquema e imediatamente procuraram a diretoria do Londrina. A diretoria, por sua vez, acionou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) via Federação para comunicar o ocorrido e tomar as medidas cabíveis.

Após as denúncias, os atletas foram chamados ao Ministério Público para esclarecer os fatos, o que acarretou na operação contra dois empresários, cumprida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em Salvador, na manhã desta sexta-feira (12).

Expressamos nosso profundo respeito e admiração pelos atletas que, além de recusarem a proposta ilícita, tiveram a coragem de procurar a diretoria para denunciar a atitude maliciosa.

O Londrina Esporte Clube SAF é veementemente contra qualquer forma de manipulação de resultados e continuará trabalhando em estreita colaboração com as autoridades competentes para combater essas práticas e garantir a lisura das competições."

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Receita Federal alerta para novo golpe que usa nome e CPF em falsas cobranças

Cidade
Imagem de destaque

Falso delivery de lanches: Polícia Civil Realiza 2ª Fase da Operação Top Fake em Toledo

Cidade

PM apreende carga milionária de celulares e cigarros eletrônicos em Umuarama

Cidade

Empresa de Apucarana assina peças que são usadas pelo Papa Leão XIV

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Motorista Marlene da Van morre aos 84 anos e sepultamento ocorre no Cemitério São Paulo

Cidade
Londrina e região

Senhor Churrasco inaugura segunda unidade na Estrada do Limoeiro, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Família procura por jovem desaparecida há mais de um ano em Londrina

Cidade
Londrina e região

Furto em ônibus: cartões de vítima são usados em compras de alto valor em Londrina

Cidade
Londrina e região

Parque Arthur Thomas reabre na sexta-feira com orientações aos visitantes

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 39 | Carreira, Arte e Tecnologia | Luciano Galbiati

Podcast Pod Tah | EP 37 | Vida, Internet e Empreendedorismo | Kelvin Anesi

Podcast Conversa com Nassif | EP 10 | Lançamentos da Prestes Construtora | Eduardo Consorte e Lucas Moura

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.