O governador Carlos Massa Ratinho Junior concedeu entrevista coletiva neste sábado (8) para atualizar as informações sobre as ações emergenciais e de reconstrução em Rio Bonito do Iguaçu, município devastado pela passagem de um tornado na noite de sexta-feira (7). Segundo o governador, as equipes do Estado e dos municípios vizinhos estão mobilizadas para restabelecer a ordem e iniciar a reconstrução da cidade o mais rápido possível.
Ratinho Junior informou que foi montado um espaço de triagem para atender as famílias atingidas e organizar o recebimento e a distribuição de donativos. A partir deste sábado, a prioridade passa a ser a limpeza e desobstrução das vias, com o apoio de máquinas e caminhões do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), da Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu e de cidades da região, que estão enviando reforços para auxiliar nos trabalhos.
Paralelamente, equipes da Fundepar estão avaliando os estragos nas escolas para definir as medidas de reforma e reconstrução dos prédios destruídos, de forma a garantir o retorno das atividades o quanto antes.
A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) também atua na região, com técnicos realizando vistorias nas moradias para identificar quais poderão ser recuperadas e quais precisarão ser demolidas e reconstruídas do zero.
Ratinho Junior reforçou que a ação do governo é integrada e que todas as secretarias estão envolvidas na reconstrução e assistência às famílias desabrigadas, com foco em oferecer respostas rápidas diante do cenário de destruição.