A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), por meio da Guarda Municipal de Londrina, revelou o balanço das denúncias recebidas sobre os fogos de artifício com estampido durante o Natal. De acordo com o departamento, apenas sete denúncias foram registradas entre os dias 24 e 25 de dezembro. A lei de proibição desta prática, começou a vigorar em 2018.
De acordo com a pasta, o combate a essa prática tem como objetivo assegurar o bem-estar de pessoas hospitalizadas, idosos, crianças pequenas e pessoas com deficiência, especialmente as com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e inclusive os animais, que sofrem bastante com o barulho causado pelo estampido dos fogos.
O secretário de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, reforça a importância das imagens para ajudar o órgão fiscalizador. “A pessoa que flagrar o ato pode filmar com o próprio celular e encaminhar para nós pelo nosso aplicativo, que está disponível para qualquer celular. Se conseguirmos flagrar a gente aplica a multa, e com a prova produzida, ainda que não tenha flagrante, a gente pode encaminhar as imagens para autoridade policial para que o infrator seja responsabilizado ainda que fora do flagrante”, frisou.
Durante o ano novo, a fiscalização continua e informações podem ser encaminhadas para o telefone 153 ou pelo aplicativo 153 cidadão, disponível para Android ou iOS.