O impasse envolvendo a abertura da segunda ponte entre Brasil e Paraguai continua na região da Tríplice Fronteira. Um comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores do Paraguai informa que a Ponte da Integração terá abertura parcial a partir do dia 20 de dezembro. No entanto, no lado brasileiro, órgãos federais apontam falhas de segurança nos acessos, o que mantém a indefinição sobre o início da operação.
Segundo o comunicado oficial do governo paraguaio, houve entendimento entre autoridades dos dois países para a liberação gradual da nova ligação viária. Apesar disso, até o momento, o Governo Federal do Brasil não confirmou oficialmente a abertura da ponte.
De acordo com o texto divulgado pelo Paraguai, a primeira etapa de liberação será destinada exclusivamente a caminhões sem carga, que poderão circular das 19h às 7h. Após 30 dias, e mediante nova avaliação técnica, está prevista a liberação para ônibus de turismo em circuito fechado, também no período noturno. Uma nova reunião da comissão mista entre os dois países deve ocorrer em março de 2026 para avaliar a ampliação dos horários e das modalidades de tráfego.
Ainda conforme o comunicado, a abertura parcial da ponte ocorrerá mesmo com as obras complementares dos acessos aos centros de fronteira previstas apenas para conclusão em 2027.
No Brasil, a situação é vista com cautela. Na última sexta-feira, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizaram uma vistoria técnica na Perimetral Leste, rodovia que conecta a Ponte da Integração à BR-277. Durante a inspeção, foram identificadas irregularidades relacionadas à sinalização e à segurança viária. Mesmo após a entrega oficial da obra pelo Governo do Paraná, a construtora responsável segue realizando intervenções no local.
Em nota, o Governo do Estado informou que a obra foi executada conforme o projeto aprovado pelo DNIT, que já houve redução de 18% no tráfego de caminhões na área central da cidade e que não existem problemas estruturais que ofereçam risco aos usuários. O Estado também afirmou que alguns apontamentos feitos pelos órgãos federais, mesmo fora do escopo inicial do contrato, serão atendidos.
O Governo do Paraná sustenta que, com a entrega da Perimetral Leste, sua parte foi concluída e que a liberação da Ponte da Integração agora depende exclusivamente do Governo Federal.
Apesar disso, técnicos e motoristas apontam que ainda há pendências visíveis, especialmente no quesito segurança. Trechos que permitem ultrapassagens em locais próximos a curvas e subidas estão entre os pontos questionados, inclusive pela PRF.
Enquanto a PRF não assume oficialmente o trecho, o Governo do Estado informou que policiais do Corpo de Bombeiros e policiais militares inativos voluntários estão auxiliando na orientação dos motoristas.
A Perimetral Leste teve investimento superior a R$ 400 milhões, com recursos da Itaipu Binacional e da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística. A obra deveria ter sido concluída antes da Ponte da Integração, que está pronta há mais de dois anos, mas segue fechada. O objetivo da nova ligação é reduzir o tráfego concentrado na Ponte Internacional da Amizade, considerada a fronteira mais movimentada da América Latina.