No dia 23 de fevereiro, às 19h, o Sesc Londrina Cadeião (Rua Sergipe, 52 – Centro) abre as suas portas para a exibição de um documentário inédito e o lançamento de um livro sobre o projeto “A Umbanda na Terra do Café: entre Trajetórias e Histórias para a Construção da Tolerância”. Quem tiver interesse em participar do evento, pode solicitar gratuitamente as reservas de lugar até quarta-feira (15), pelo e-mail [email protected]. A classificação indicativa é de 14 anos.
Segundo a produtora cultural, coordenadora geral e editorial do projeto, Chris Vianna, as peças integram o projeto homônimo patrocinado pelo Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), da Secretaria Municipal de Cultura, que buscou fazer um registro sobre a cultura umbandista em Londrina. “Tendo como base a linha do Promic a qual o projeto faz parte, que é a de patrimônio histórico, nossa meta era fazer este resgate histórico entrevistando os pais e mães de santo de Londrina, falando sobre toda essa cultura praticada nos terreiros de umbanda, sobretudo na questão dos cantos, das roupas e, principalmente, sobre a religião em si. O documentário que será exibido, assim como o livro que será lançado, são resultados diretos desse esforço”, contou.
Ao longo dos 33 minutos do filme e das 108 páginas da publicação, o material iconográfico reúne toda a produção de levantamentos de dados feitos através de encontros, debates, entrevistas e mapeamentos realizados das Casas Umbandistas, terreiros e/ou congás de Londrina. “É importante destacar que, obviamente, o projeto não representa a totalidade de terreiros de umbanda de Londrina. Trata-se um recorte contemplando 11 congás, levando em consideração os lugares autodeclarados praticantes do culto umbandista e que contemplam as cinco regiões da cidade”, frisou Vianna.
De acordo com a organização, o projeto foi desenvolvido ao longo dos dois últimos anos e, além do patrocínio do Promic, também contou com a parceria do LERR (Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades), do Centro de Letras e Ciências Humanas da UEL (Universidade Estadual de Londrina) e da AARPA (Atrito Arte Artistas e Produtores Associados). As imagens do documentário foram captadas por Carlos Guilherme Loureiro Fortes e Yashiro Manuel Imazu e o texto do livro foi elaborado por Maurício Arruda Mendonça, com edição de Fábio Giorgio.
Após a exibição do documentário, haverá lançamento do livro. Na data, cada exemplar da publicação estará à venda por R$ 50,00 e, segundo a Atrito Arte Editora, 85% dos mil exemplares serão distribuídos entre escolas, bibliotecas, projetos de leitura e formadores de opinião.