Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Jornalista e escritor Eduardo Bueno é atração da Feira do Livro nesta segunda em Foz

23 out 2023 às 08:05
Por: Portal Tarobá
Foto: PMFI

O jornalista, escritor e youtuber Eduardo Bueno é a atração de hoje (23) na Arena Literária da Feira Internacional do Livro, no Clube Gresfi. Com humor e irreverência, Bueno traz o espetáculo “Bra$il: Pecado capital”, onde conversa e diverte o público contando um pouco da história do país e suas agruras políticas e éticas. O espetáculo tem classificação para 14 anos.


Autor com mais de 30 livros publicados, Peninha, como é chamado, inovou a maneira de contar a história do país na internet. No canal “Buenas ideias”, conta com mais de 1,3 milhões de seguidores. Bem humorado e debochado, o escritor apresenta-se pela primeira vez na cidade, dentro da programação da Feira do Livro que inclui também:


10h - Contação de histórias com sessão de autógrafos - Ivanize Diehl

15h - Palestra “Vença as desculpas e escreva o seu livro agora!” - Elisângela Oliveira

18h30 - Sessão de autógrafos projeto Ciranda do Livro - Colégio Bertoni

Outras notícias

Caminhão invade quintal de residência em Rolândia e causa prejuízos

Parque Vitória segue como símbolo de medo e insegurança para moradores de Cascavel

Safári a uma hora de Santiago vira opção de aventura em família no Chile

19h30 - Show Eduardo Bueno 

20h - Sessão de autógrafos “As fontes” - Dámaso Cerruti


Final de semana 


Quem circulou pela Feira do Livro no final de semana pode aproveitar uma programação diversificada. Na manhã de sábado (21), o escritor e jornalista Luís Henrique Pellanda, ministrou oficina de crônicas. Pellanda tem trabalhos premiados, e falou sobre o ofício de ser cronista. 


A programação também incluiu lançamentos de livros, como de Elisângela Oliveira. “Estou há dois anos na cidade  e faço tutoria de escrita. Acredito que a Feira é um incentivo aos escritores, acho até que deveria acontecer mais de uma vez por anos, pois atrai esse contato entre leitores e livros”, disse a autora de “Altos e Baixos da Vida”.


No período da tarde uma das palestras mais procuradas foi a “Palestina: fragmentos de um mesmo olhar” com exibição do documentário idealizado pelos jornalistas Christian Rizzi, Jean Carlos, Marcelo Freire e pelo escritor Waldson Almeida, e debate com distribuição dos exemplares de “Palestina: um olhar além da ocupação”, de Nilton Bobato e Paulo Porto. 


“É muito importante a abertura da Feira de poder apresentar o documentário que traz uma realidade que continua em evidência na Palestina. Apesar de ter sido produzido em 2019, remete ao conflito que ainda hoje existe. É um tema atual e ajuda a informar o público”, comentou Freire.


Outra atração no final de semana foi a realização do lançamento do Foguete, um informativo independente de arte e cultura, com exposição e pintura ao vivo. “Nos lançamentos sempre atraímos artistas que desejam fazer parte da nossa exposição. É uma forma de mostrarmos a quem circula aqui, o que nossos artistas da cidade vem produzindo”, disse uma das coordenadoras do projeto, Cleise Vidal. A exposição com os pôsteres do Foguete ainda pode ser visitada na feira. 


Cristóvão Tezza


A grande atração da noite de sábado foi o romancista Cristovão Tezza que lançou seu livro “Beatriz e o poeta”, e teve um bate-papo com o público. “Se você tiver sorte, a literatura vai te trazer felicidade. O processo de escrever mexe muito com a cabeça da gente, até pelo tempo, horas e horas sozinho. Você está mexendo com a linguagem com a passagem da oralidade para a escrita, é como se passasse para outro mundo, paralisasse o tempo”. 


Para ele, a literatura está a serviço da vida aberta para partilhar com o leitor. “Quando falam que a leitura vai morrer, é preciso ter calma. Pois ela vai mudando de forma conforme a época, cada tempo tem um processo literário diferente, o escritor é a antena da linguagem do seu tempo”. A noite foi encerrada com apresentações da 58ª edição do Festival de Música e Poesia de Paranavaí no espaço da Fundação Cultural. 


Realização


A FILFI é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural, e das secretarias municipais de Educação, Turismo e Projetos Estratégicos, Trabalho, Juventude e Capacitação. Conta com apoio do  Foztrans, Guarda Municipal, Polícia Militar, Senac, Unioeste, Unila, Instituto Federal do Paraná, PlusNet e Clube Gresfi.  O evento é patrocinado pela Itaipu Binacional, SESI e WMIX. A organização da programação literária é da Inove Produção.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Vítima de ameaças, esposa de acusado de homicídio presta depoimento e fala sobre medo

Cidade
Imagem de destaque

Três pessoas são encaminhadas à delegacia após denúncia de baderna no Parque Vitória

Cidade

Namorada de vítima de homicídio em academia fala pela primeira vez em enterro

Cidade

Acidente com três veículos deixa quatro feridos no Parque Industrial Norte em Apucarana

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

"Trabalhador e pai amoroso": amigos lamentam morte de homem assassinado em academia

Cidade
Londrina e região

Homem preso após esfaquear vítima em academia fica em silêncio em depoimento

Cidade
Londrina e região

Homem é morto a facadas em academia e câmeras de segurança registram o crime

Cidade
Londrina e região

Namorada de vítima de homicídio em academia fala pela primeira vez em enterro

Cidade
Cascavel e região

Papa Leão XIV aceita renúncia de dom Aparecido Donizeti de Souza, bispo auxiliar emérito de Cascavel

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 44 | Desenvolvimento da Advocacia | Mario Xavier

Podcast Fala Advocacia | EP7 | Qual o papel da comissão de direito previdenciário?

Podcast Arte do Sabor | EP 5 | Azeite: aliado do exercício físico

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.